Prefeitura de Barreiras e Embasa firmam parceria inédita visando reduzir perdas de água nos prédios escolaresBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)

3 de mar. de 2022

Prefeitura de Barreiras e Embasa firmam parceria inédita visando reduzir perdas de água nos prédios escolares

 

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) estão trabalhando neste início do período letivo das aulas presenciais para reduzir os índices de perdas dentro de escolas e creches da rede municipal de ensino. A Embasa disponibilizou os seus técnicos, qualificados para inspecionar instalações hidráulicas, para identificar e retirar vazamentos aparentes e não aparentes, visando evitar desperdícios e reduzir as contas de água.

Ao receber a visita da equipe, a diretora Ivanilda Soares, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Rosália Silva de Carvalho, parabenizou a parceria entre Prefeitura e Embasa. “Técnicos qualificados e com equipamentos específicos para fazer este tipo de serviço conseguem ter mais sucesso na hora de achar os vazamentos”, reforça. Depois de inspecionar a estrutura de 8 banheiros com 14 pontos de chuveiro, 3 bebedouros, uma cozinha, e um reservatório, as equipes identificaram vazamentos em um registro e em uma torneira temporizada, a serem corrigidos na escola localizada no bairro Vila Amorim, e que atende, em dois turnos, um total de 290 estudantes.

Considerada uma iniciativa inédita no município, a secretária de educação, Gabriela Nogueira, acredita que este trabalho em conjunto vai contribuir, na prática, com a redução do consumo e do desperdício nas instalações dos 48 prédios escolares. “Apesar deste tipo de inspeção ser rotineira por parte dos diretores e corpo docente das escolas, contar com o apoio técnico profissional, principalmente em vazamentos não aparentes, vai fazer toda a diferença. Depois de dois anos de escolas fechadas, por causa da pandemia, essa iniciativa reforçará a mensagem do uso racional de água entre os nossos estudantes e trará mais economia para o município, no pagamento das contas”, explica.

Apesar do cuidado para manter as instalações hidráulicas em boas condições ser uma obrigação dos usuários, a gerente da Embasa em Barreiras, Daryanne Mascarenhas, explica que a parceria visa estreitar o relacionamento com a Prefeitura, buscando o melhor uso do recurso público, neste caso específico, a água tratada. “Mesmo sem ter os resultados consolidados em mãos, tivemos um retorno positivo das equipes. Os reparos mais simples foram corrigidos pela nossa equipe, e os que demandam outros investimentos em equipamentos, serão programados. Tenho certeza que toda a coletividade vai sair ganhando. Teremos menos desperdício com o uso correto da água tratada nas escolas e mais economia por parte do município”, afirma.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom


Nenhum comentário:

Postar um comentário