Enfermeiros e Técnicos da Atenção Primária de Barreiras recebem capacitação do SAMU Regional e Liga de Emergência e Trauma da UFOBBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


21 de abr. de 2022

Enfermeiros e Técnicos da Atenção Primária de Barreiras recebem capacitação do SAMU Regional e Liga de Emergência e Trauma da UFOB

  

Prosseguindo com as capacitações voltadas aos profissionais que atuam na rede de Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Barreiras, nesta quarta-feira (20), foi realizado o segundo encontro com enfermeiros e técnicos de enfermagem do município. A proposta integra o Projeto de Capacitação e Qualificação em Urgências da Rede de Saúde, de iniciativa da Central de Regulação de Urgências do SAMU 192, em parceria com a Liga Acadêmica de Emergência e Trauma da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Durante a roda de conversa e de treinamento no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), os profissionais puderam compreender um pouco mais sobre desobstrução de vias aéreas e atendimento a crise convulsiva; queimadas e sangramentos; também sobre procedimentos em mordeduras e picadas de animais peçonhentos e intoxicações exógenas; e ainda, técnicas de ressuscitação cardiorrespiratória e mobilização de pacientes com fraturas.

O momento importante que fortalece o conhecimento dos profissionais em seu dia a dia, contou com a participação dos integrantes da Liga Acadêmica de Emergência e Trauma da UFOB; da coordenadora regional do SAMU, Juana Jamile Ribeiro; coordenador da Atenção Básica, Ari Donizete e da apoiadora institucional, Fernanda Delgado.

“Nosso principal objetivo é capacitar a equipe da atenção primária à saúde com foco dessa vez nos enfermeiros e técnicos de enfermagem para que repassem esses conhecimentos aos demais profissionais da equipe de trabalho. Dessa maneira, os profissionais da atenção básica estarão qualificados a realizar os primeiros atendimentos de urgência dentro das unidades de saúde até a chegada da equipe do SAMU, através desta assistência inicial que é fundamental para o paciente”, pontuou Juana Jamile.

Com esse objetivo de capacitar e qualificar em urgência a rede de saúde de Barreiras, iniciando pela Atenção Primária à Saúde de Média e Alta Complexidade, o Projeto se estenderá também para os agentes comunitários de saúde no dia 04 de maio.



Fonte: Blog Bahia  / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário