Hospital do Oeste: Cuidados recebidos pelo bebê valem para a vida todaBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


4 de abr. de 2022

Hospital do Oeste: Cuidados recebidos pelo bebê valem para a vida toda

A pequena Clara Viana nasceu há pouco mais de uma semana no Hospital do Oeste (HO), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras. Saudável e sorridente, nem imagina que a saúde de toda a vida que tem pela frente estará relacionada aos cuidados que receber nesses anos iniciais. É que os primeiros mil dias de vida do bebê se concentram na fase mais importante para o seu desenvolvimento físico e mental, período que soma os 270 dias da gestação aos 730 dias após o nascimento, até que complete dois anos de idade.

“A gente costuma dizer que um adulto saudável é o reflexo dos estímulos que recebeu nos seus anos iniciais de vida. Apesar da criança já nascer com o cérebro formado, essa é a fase de maior desenvolvimento cognitivo. Por isso, o afeto, o estímulo ao aprendizado e uma boa alimentação são muito importantes”, explica Ludmila Santiago, médica pediatra do HO.

De acordo com dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), nesses dois primeiros anos, as células cerebrais podem fazer até mil novas conexões a cada segundo, uma velocidade única na vida. “Sempre soube que o afeto e o contato físico são muito importantes para a formação da criança”, diz Kely Viana, mãe de Clara. “Minha filha já era muito amada desde quando estava na barriga, por isso, no que depender de mim, ela receberá todos os incentivos que a tornarão uma adulta saudável”. 

Fonte: Blog Bahia  / Ascom HO

Nenhum comentário:

Postar um comentário