Prefeitura de Barreiras apresenta Programa Alimenta Brasil 2022Blog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


1 de abr. de 2022

Prefeitura de Barreiras apresenta Programa Alimenta Brasil 2022

Após confirmar a adesão ao Programa Alimenta Brasil – PAB, do Governo Federal, foram apresentados os detalhes do Programa em uma cerimônia realizada no auditório da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, em Barreirinhas, na noite desta quarta-feira (30), onde o principal objetivo é incentivar a Agricultura Familiar e promover a sua inclusão econômica e social, com fomento à produção sustentável, ao processamento e à industrialização de alimentos e geração de renda.

O evento promovido pela Prefeitura de Barreiras contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; da secretária de Assistência Social e Trabalho, Karlúcia Macêdo; subsecretária de Agricultura e Tecnologia, Manuela Maia; coordenadora do CRAS IV e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Marília Machado; também dos vereadores Alcione Rodrigues; Valdimiro José e Yure Ramon ; além de Ivanildo Costa, representante técnico do PAB; Inácio dos Santos, engenheiro agrônomo e Moisés Borges, produtor da agricultura familiar da comunidade do Tatu.

Conforme apresentado pelo coordenador do PAB em Barreiras, Emerson Diego Pinheiro, o Programa Alimenta Brasil foi criado pela medida provisória 1.061 e convertida na Lei 14.284, de 29 de dezembro de 2021, sendo o novo programa de aquisição de alimentos, que substitui o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), tendo como finalidade ampliar o acesso à alimentação e incentivar a produção de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas e demais populações tradicionais. Será por meio de dispensação de licitação, que o poder público poderá comprar os alimentos produzidos por esses agricultores e destinar às famílias em situação de insegurança alimentar, rede socioassistencial, escolas públicas, unidades de saúde,  unidades de internação socioeducativas e prisionais, entre outras.

Segundo a secretária de Assistência Social, com essa adesão o município poderá comprar produtos naturais, orgânicos e processados. “Essa é uma grande conquista, o município de Barreiras adere o Programa Alimenta Brasil na modalidade compra com doação simultânea, seguindo com esse cuidado e valorização do homem do campo. Agradecemos o empenho de toda equipe nessa conquista, de modo especial à Secretaria de Agricultura e Tecnologia, que tem sido uma ponte importante para a agricultura familiar através da assessoria técnica, horas máquina e distribuição de calcário nas comunidades da zona rural, já trabalhando de maneira pontual técnicas que vão desde o plantio até a colheita para consumo e venda desses produtos”, disse Karlúcia Macêdo.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento relata que incentivar o consumo e a valorização dos alimentos produzidos pela agricultura familiar sempre foi  um dos objetivos alcançados na Capital do Oeste. “Hoje é um dia de especial para todos nós, sabemos da importância desse Programa para nossa cidade, já dentro do Programa Vale Produtivo a Prefeitura de Barreiras tem ofertado essa atenção ao homem do campo e agora com essa adesão daremos oportunidades da produção da agricultura familiar no mercado de trabalho, de maneira registrada e legalizada, reforçando esse objetivo de incentivar a produção local de produtos do campo. Essa inclusão sócio produtiva é uma realidade muito nobre em nosso município, tenho certeza que o Alimenta Brasil irá fortalecer ainda mais a participação positiva desses produtores”, pontuou Emerson Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário