Prefeitura de Barreiras realiza 3º Workshop de Piscicultura na Unidade de Beneficiamento de PescadoBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)



7 de abr. de 2022

Prefeitura de Barreiras realiza 3º Workshop de Piscicultura na Unidade de Beneficiamento de Pescado

 

A região oeste é considerada uma das maiores produtoras de peixe em viveiros escavados e a terceira maior produtora de peixes do Estado. Visando capacitar e aprimorar os conhecimentos de produtores e profissionais da área da piscicultura nos vários aspectos ligados à atividade, a Prefeitura de Barreiras realizou na manhã desta quarta-feira (6), o 3º Workshop de Piscicultura que integra a programação da Páscoa no Parque – 2022.

Presente no evento, o prefeito Zito Barbosa, acompanhado da primeira-dama do município, Marisete Bastos, falou do retorno da atividade após dois anos devido a pandemia do Coronavírus, destacando que a Capital do Oeste assume esse papel de protagonista e colabora positivamente no fomento da economia local e regional.

“Hoje é um dia de alegria, após dois anos estamos retomando com a Páscoa no Parque, iniciando a programação com esse 3º Workshop de Piscicultura, desta vez nesse local propício, que é a Beneficiadora de Pescado, uma obra iniciada há 15 anos e que nos empenhamos para concluir com o objetivo de ajudar o produtor de pescado do nosso município. Essa com certeza, é uma grande oportunidade para fomentar a economia local, vamos seguir trabalhando cada vez mais, para fortalecer a economia da nossa região”, pontuou Barbosa.

Participaram da abertura oficial do 3º Workshop de Piscicultura, realizado na Unidade de Beneficiamento de Pescado, o vice-prefeito Emerson Cardoso; presidente da Câmara de Vereadores, Otoniel Teixeira; secretário de Agricultura e Tecnologia, José Marques, a subsecretária Manuela Maia, também o chefe da Codevasf/Unidade Barreiras, Antônio do Carmo; representando a Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares (COOMAF), Carmélia da Silva, e Cícero Germano, representando o Distrito de Irrigação Barreiras Sul (DISB).

Cerca de 250 profissionais e estudantes do CETEP, UNEB e UNIFASB, bem como representantes das cidades de São Desidério, Luís Eduardo Magalhães, Baianópolis, Santa Rita de Cássia e Mansidão participaram do evento, que este ano, trouxe como tema: “Integração de sistemas de produção de peixes com baixo custo”, a palestra foi ministrada pelo engenheiro de pesca ítalo Leonardo Alves Maia. Após essa troca de conhecimento, os participantes conheceram as seis estações técnicas que abordaram o panorama de piscicultura em tanques escavados, o uso racional da água na piscicultura, o Sistema RAS, experiências com Bioflocos, o custo de produção e manejo técnico em tanque escavado e a nutrição de peixes tilápias.

O evento, conforme o secretário de Agricultura e Tecnologia, possibilitou o aprofundamento técnico como a realização de cursos e palestras, bem como o fortalecimento dessa importante cadeia produtiva, segmento este, que cresce em Barreiras e no mundo.

“Este evento foi de fundamental importância para essa tratativa da cadeia da piscicultura já que este é uma das principais cadeias que temos como base em nossos projetos internos da Secretaria. Agradecemos a colaboração e a participação das várias empresas e parceiros que acreditam nesse potencial da cadeia da piscicultura, local e regional. O 3º Workshop de Piscicultura faz parte da programação da Páscoa no Parque que acontecerá de 13 a 16 de abril”, destacou José Marques.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário