Em Barreiras, Brigadistas Voluntários recebem certificados após conclusão da Capacitação de Combate a Incêndios FlorestaisBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


17 de mai. de 2022

Em Barreiras, Brigadistas Voluntários recebem certificados após conclusão da Capacitação de Combate a Incêndios Florestais

 

A Prefeitura de Barreiras celebrou na última sexta-feira (13), a formatura de 14 Brigadistas Voluntários que concluíram a Capacitação de Combate a Incêndios Florestais, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com o 11º Grupamento de Bombeiros Militar da Bahia, na Associação Comunitária do Rio de Pedras.

Durante uma semana de treinamento, os voluntários das comunidades de Rio de Pedras, Mata do Puba, Capão Redondo e Vereda Seca tiveram noções de educação ambiental com prática em escolas municipais, também noções de legislação, fiscalização, licenciamento, além de instruções de atendimento pré-hospitalar, táticas e técnicas de combate aos incêndios florestais, organização de materiais e oficinas com simulação de combate a incêndio com fogo real acompanhada por bombeiros militares.

Para o recém-formado brigadista, Ademir Gonçalves, o momento foi de gratidão pelos conhecimentos adquiridos.  “Agradeço muito essa equipe que veio ajudar e transmitir o conhecimento sobre essa temática que afeta a todos no período seco em nossa região, que são as queimadas. Estendemos nossa gratidão também à Prefeitura de Barreiras pelo apoio e iniciativa. Durante toda semana, compreendemos e aprendemos técnicas que podem salvar animais, pessoas e o nosso Cerrado”, disse.

Esse ano, a Capacitação para Brigadistas Voluntários contou com a parceria da Fazenda Querência Agricultura e Transportes, das empresas Tetra+ Consultoria Econômica e Ambiental, Mega Watts Complexo Fotovoltaico Sertão Solar Barreiras I, II, III e IV, um empreendimento da Atlas Renewable Energy, na doação de EPIs.

A subsecretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marisa Costa, acompanhou a solenidade ao lado do educador ambiental, Ronaldo Ursulino e da agente de fiscalização Danielle Sales, destacando que o principal objetivo foi o de preparar os integrantes em técnicas de prevenção, identificação e contenção de riscos naturais que atingem essa região em épocas de estiagem.

“No ano passado recebemos muitas demandas dessa região com relação às queimadas, a região Rio de Pedras fica distante da sede, mais de 70 km, e com esses novos brigadistas voluntários temos a certeza que irão auxiliar esse trabalho, uma vez que estão capacitados a fazer o primeiro combate com contenção do fogo, bem como os primeiros socorros caso seja necessário. Agradecemos essa parceria valiosa do 11º Grupamento de Bombeiros Militar que durante uma semana instruiu esses voluntários no combate a incêndios florestais e de demais parceiros”, destacou Marisa.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário