Atuação da Rede de Proteção Social garante tranquilidade e segurança para crianças e adolescentes no maior São João da BahiaBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


25 de jun. de 2022

Atuação da Rede de Proteção Social garante tranquilidade e segurança para crianças e adolescentes no maior São João da Bahia

 

A atuação da Rede de Proteção Social do município, a parceria com os órgãos de segurança e o trabalho prévio de orientação aos comerciantes, feito pela Prefeitura de Barreiras, está garantindo mais uma edição do Arraiá do Parque com segurança, tranquilidade e combate à exploração da mão de obra infantil. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho conjuntamente com a Secretaria de Educação estão realizando atividades de orientação, aconselhamento e encaminhamentos para coibir práticas abusivas com os infantes, principalmente os filhos de barraqueiros dentro da estrutura do São João.

Cerca de 20 pessoas estão envolvidas diretamente nas fiscalizações e abordagens nas vilas temáticas, na área gastronômica, espaço de show e circulação, buscando evitar casos de crianças que vão para o Parque, muitas vezes na companhia dos pais, para trabalhar em pontos de vendas de bebidas e lanches. A campanha conta com a parceria do Conselho Tutelar, Ministério Público do Trabalho, Juizado de Menores, Serviço Especializado de Abordagem Social, CRAS e CREAS.

Até esse segundo dia de Arraiá no Parque não houve nenhuma ocorrência de suspeita de trabalho infantil. Os filhos dos barraqueiros que necessitam de cuidados estão sendo atendidos em uma creche montada na Escola Municipal Mirandolina Ribeiro de Macedo, especialmente para proporcionar acolhimento, atividades lúdicas e alimentação, enquanto os pais trabalham. “Nos últimos anos a postura dos barraqueiros, ambulantes e comerciantes mudou muito sobre o trabalho infantil. Todo mundo está mais consciente sobre a importância de preservar a segurança das nossas crianças, além disso, estamos preparados para ajudar na creche, todos que buscarem o espaço para deixar seus filhos”, disse a secretária de assistência social e trabalho, Maritânia Carvalho.

A conselheira tutelar, Maria Sueli, também destacou o cenário positivo para o Arraiá. “O São João no Parque está ainda mais tranquilo, o trabalho prévio feito pela rede surtiu efeito. Nossa rotina inclui a visitação das barracas, aos pontos de venda de bebidas, conversamos com os ambulantes e no parque de diversão. Fazemos as orientações aos responsáveis pelos menores em situação de risco, e em caso da ausência desse acompanhante, buscamos a família”, explicou a conselheira.

Proibição de Menores no Parque – Além do acolhimento às crianças, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, divulgou um INFORME alertando sobre a proibição da entrada e permanência de menores. Só será permitida a entrada de menores acompanhados ou mediante autorização expressa com firma reconhecida ou cópia dos documentos pessoais dos pais ou responsáveis.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário