Barreiras realiza 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef 2021-2024Blog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


22 de jun. de 2022

Barreiras realiza 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef 2021-2024

  

Após a adesão ao Selo Unicef, a Prefeitura de Barreiras avança rumo à certificação com a realização do 1º Fórum Comunitário por meio das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA. O evento ocorreu na manhã desta  terça-feira (21), no auditório João do Biriba da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, em Barreirinhas.

A Capital do Oeste é um dos 2.023 municípios que aderiram à edição 2021-2024, sendo o primeiro município da região Oeste a realizar o Fórum Comunitário. Certificada em duas edições, Barreiras obteve o reconhecimento da Unicef ao apresentar avanços reais e positivos em políticas públicas e promoção dos direitos das crianças e adolescentes nos equipamentos de saúde, educação e assistência social.

Na abertura do Fórum Comunitário, estiveram presentes a secretária de Assistência Social, Maritânia Carvalho; a secretária de Educação, Gabriela Nogueira; o presidente do CMDCA, Diego Toionaga; a defensora pública, Dra. Laís Nunes; conselheira tutelar, Maria Sueli; a delegada titular da Deam, Dra. Marília Durães; e o Ten. Coronel PM, Camilo Uzêda. No auditório, muitos representantes da rede de proteção aos direitos da criança, Núcleo de Cidadania, Pastoral da Criança, Juizado de Menores, pais e sociedade civil organizada também participaram.

O presidente do CMDCA, Diego Toionaga, abriu o fórum destacando o compromisso de toda sociedade com a causa da infância e adolescência. “Hoje é dia de celebrar, pois tivemos essa lentidão por conta da pandemia, mas agora retornamos à discussão do Selo Unicef com metas e o apoio de toda rede de proteção à infância e juventude.  Juntos vamos discutir políticas públicas de qualidade para serem implementadas a médio e longo prazo, e que não fiquem restritas somente às ações desta edição do Selo, mas que possam continuar e perdurar como base social, para que nossas crianças e adolescentes tenham condições de vida satisfatórias”, declarou.

Para a secretária de Assistência Social, Maritânia Carvalho, este é um momento ímpar de construção coletiva e planejamento de políticas públicas que possam tornar mais digna a vida de cada criança no município. “O 1º Fórum Comunitário é o momento estratégico do município para planejar as ações de acordo com nossa realidade, promovendo um diálogo sobre a intersetorialidade entre as políticas públicas e buscando a conquista do terceiro Selo Unicef. Sabemos dos desafios, mas a gestão do prefeito Zito tem facilitado muito nosso trabalho, devido a valorização da educação, da saúde e assistência social. Espero que possamos sair daqui, com um plano de ação apontando nossos pontos fortes e fracos, e principalmente, abrindo espaço para a participação cidadã de adolescentes, jovens, adultos e todas instituições”, disse.

O Fórum tratou de propostas, além de debater 7 resultados sistêmicos, como desenvolvimento infantil na primeira infância e desenvolvimento integral, saúde mental e bem estar de crianças na segunda década de vida; educação de qualidade e hábitos de higiene, acesso a água e saneamento assegurados para crianças e adolescentes nas escolas; oportunidades de educação, trabalho e formação profissional, prevenção e respostas as violências; proteção social e atenção integral para famílias vulneráveis e o eixo de participação cidadã.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário