Embasa promove relacionamento para orientar sobre tarifa social no distrito de CariparéBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


13 de jun. de 2022

Embasa promove relacionamento para orientar sobre tarifa social no distrito de Cariparé

 

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu, na última sexta-feira (10) relacionamento, junto aos moradores do distrito de Cariparé, em Riachão das Neves, com foco na orientação para inscrição na tarifa social. Cerca de 200 pessoas foram atendidas e puderam tirar as dúvidas sobre o processo de tratamento de água, consumo e formas de uso racional da água. A tarifa social da Embasa é direcionada para as famílias de baixa renda beneficiadas pelo Auxílio Brasil (antiga Bolsa Família) e que garante desconto na conta de água e esgoto. O usuário cadastrado na tarifa social remunera R$ 13,40 pelo consumo de até 6 metros cúbicos (m³) de água por mês, enquanto que, na tarifa residencial normal, o valor é de R$ 32,64.   

A assistente social da Embasa, Claudirene Vieira, reforça que o atendimento presencial está complementando outras duas reuniões realizadas junto aos moradores de Cariparé na fase de cadastramento e implantação das ligações de água. “Este é um trabalho realizado com novos usuários dos sistemas de abastecimento, principalmente na zona rural, para prestar a melhor orientação nesta fase inicial da operação do sistema de abastecimento”, afirma. A última reunião com a comunidade foi realizada no início de maio, na etapa de cadastramento, e outra em fevereiro, com o início da fase de testes no fornecimento de água tratada na localidade.  

Ao participar diretamente do atendimento ao público, o gerente da Embasa em Riachão das Neves, Alexandre Lopo, reforça o trabalho da área social e do escritório local no processo de implantação do sistema de abastecimento. “Ao assumir recentemente o serviço, nossas equipes estiveram a todo o momento junto à população local para garantir esse suporte e tirar as dúvidas relacionadas à operação e à comercialização dos serviços. Este atendimento é mais um momento que trouxemos para reforçar também sobre a importância do uso de reservatório e trazer o alerta sobre eventuais vazamentos na rede dentro do imóvel que podem impactar a conta no final do mês”, afirma.   

Serviço - Para ser enquadrado na tarifa social, os beneficiários do programa “Auxílio Brasil”, o antigo “Bolsa Família”, devem buscar os canais de atendimento da Embasa e apresentar o comprovante do último saque, além de levar cópias e originais do RG, CPF e da conta de água do imóvel. Mesmo que o titular seja beneficiário do Auxílio Brasil, o imóvel precisa atender aos seguintes critérios físicos (verificados em vistoria): área construída menor ou igual a 60 m²; padrão Coelba mono ou bifásico; até o máximo de oito pontos de utilização de água; inexistência de piscina. Informações e cadastramento na tarifa social podem ser solicitados pela agência virtual da Embasa com acesso em: https://agenciavirtual.embasa.ba.gov.br/

Fonte:Ascom Embasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário