Hemoba promove campanha Junho Vermelho para incentivo à doação de sangue Blog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)



6 de jun. de 2022

Hemoba promove campanha Junho Vermelho para incentivo à doação de sangue

Neste período do ano cresce a demanda por transfusão de sangue motivada por um maior número de acidentes nas estradas e elevado índice de casos de queimaduras, ocasionados pelos fogos de artifícios dos festejos juninos.    


A Fundação Hemoba promove em todas as suas unidades de coleta a campanha Junho Vermelho, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para incentivar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação regular de sangue. Tradicionalmente, neste mês, há um menor volume de doações ocasionado por vários fatores, como maior incidência de infecções respiratórias em decorrência de ondas mais intensas de frio e chuvas; aumento de viagens por causa das férias escolares e, no Nordeste, celebrações das festas juninas. Além disso, cresce a demanda por transfusão de sangue motivada por um maior número de acidentes nas estradas e elevado índice de casos de queimaduras, ocasionados pelos fogos de artifícios dos festejos juninos.   

Na Hemoba, as ações de conscientização do Junho Vermelho começarão no próximo sábado (04) com o Sabadão Solidário em Salvador, Senhor do Bonfim, Feira de Santana e Jacobina e, na terça-feira (06), com o I Encontro de Captação Hospitalar de Doadores de Sangue, que acontecerá no auditório da sede da Fundação. Nos dias 07 e 08, a unidade móvel de coleta (Hemóvel) ficará estacionada na Secretaria de Políticas para as Mulheres de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, para atendimento dos doadores das 8h30 às 16h. No dia 11, a partir das 8h, a MAIS AÇÕES INTEGRADAS promove o projeto Pegue Leve BA no Parque Costa Azul, em parceria com a Hemoba, que contará com palestra de conscientização sobre a doação de sangue, aulas de boxe e dança e DJ. 
Em 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, estão programados um concurso de traje junino, apresentação da banda Flor de Milho, distribuição de brindes e um lanche especial. O I Encontro de Doadores de Plaquetas ocorrerá no dia 15, no auditório da sede da Hemoba e, no dia 20, a Fundação promove um encontro com pacientes e a equipe multidisciplinar do seu ambulatório para abordar temas relacionados ao autocuidado do paciente com doença falcilforme e o tratamento de úlceras falcêmicas, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme, celebrado no dia 19. Em 21/06, acontecerá o Forró da Solidariedade com a participação do cantor Jay Torres.  

No Junho Vermelho, várias organizações participam com distribuição de brindes, organização de eventos, divulgação da campanha, sensibilização das equipes e cessão de espaço para palestras e montagem de estande da Hemoba. Neste ano, além de instituições vinculadas às secretarias do governo do estado da Bahia, colaboram os seguintes parceiros na capital baiana: Festa A Onda, Bahiatursa, Hospital Martagão Gesteira, Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), Grupo JCPM, CCR Metrô, INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde), Grupo Hope Worldwide, Torcida Organizada Mancha Alviverde, COSEMS-BA (Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia), LAEC (Liga Acadêmica de Emergências Clinicas da Bahiana), Embasa, Pizza do Pai, Panilha Delicatessen, BATTRE (Bahia Transferência e Tratamento de Resíduos), Beija-flor Calçados, Amanda Bronze, Banda Flor de Milho, Grupo de Palhaços Plantão da Loucura, cantor e compositor Jay Torres, Sorvetes Real, Curso Sete, Secretaria Municipal de Política para Mulheres de Lauro de Freitas, Colégio Gregor Mendel, Universidade Federal da Bahia, Filhos de Gandhy, Escola Bahiana de Medicina e Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica). 

Confira abaixo a programação e os horários de funcionamento, no período dos feriados de Corpus Christi (16) e São João (24), em Salvador. Para as 21 unidades da Hemoba no interior, acesse o site da Fundação (http://hemoba.ba.gov.br)


Fonte: Blog Bahia  / Hemoba

Nenhum comentário:

Postar um comentário