Barreiras: Em Simpósio na UFOB, enfermeiras da Viep apresentam avanços no enfrentamento à Violência contra a MulherBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


20 de jul. de 2022

Barreiras: Em Simpósio na UFOB, enfermeiras da Viep apresentam avanços no enfrentamento à Violência contra a Mulher

 

 Nesta segunda-feira (19), as enfermeiras Maria Aparecida Febrônio e Raiane Lobo, da Vigilância Epidemiológica de Barreiras, participaram a convite da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LAGIO), do Simpósio de Assistência à Saúde da Mulher, oportunidade em que discutiram sobre o tema “Violência Contra a Mulher e o Aborto”. Mediadas pela Dra. Raquel Alvim, as profissionais compartilharam informações e debateram assuntos relacionados ao universo de enfrentamento à violência contra as mulheres.


As enfermeiras explicaram durante a palestra os principais serviços qualificados na rede de saúde municipal, fluxograma de atendimento às vítimas, notificação dos casos e rede de proteção social através do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

“Essa roda de conversa na UFOB com os futuros médicos foi muito importante, porque compartilhamos informações básicas do fluxo de atendimento no SUS e rede de saúde municipal, abrindo o leque de toda rede de proteção social ofertada pelo CRAM, CRAS e CREAS até o encaminhamento para a Delegacia da Mulher. Nós apresentamos os impactos da violência e amparo às vítimas proporcionado na rede pública de Barreiras”, disse a enfermeira Maria Aparecida Febrônio.

O simpósio teve como público alvo os acadêmicos de Medicina e ainda abordou assuntos, como: Aborto determinante social e descriminalização, pela Dra. Tania Kuhnen; Atendimento a Vítima de Violência Sexual (protocolo), pela Dra. Maria Regina de Oliveira Pedroso; Sigilo Médico na ginecologia e obstetrícia, pela Dra. Andrea Leone; Fortalecimento da rede de Prevenção às vítimas de violência e notificação, pela enfermeira Raiane Lobo e o Fluxograma para atendimento das vítimas de violência, objeto de notificação dos casos suspeitos ou confirmados, pela enfermeira Maria Aparecida Febrônio.

Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário