Câncer de bexiga acomete quase 10 mil brasileiros anualmenteBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


20 de jul. de 2022

Câncer de bexiga acomete quase 10 mil brasileiros anualmente

  

O mês de julho foi eleito para trabalhar a conscientização do câncer de bexiga, tipo de neoplasia que têm apresentado crescimento nas últimas décadas, chegando a acometer mais de 10 mil pessoas anualmente, de acordo com dados estatísticos divulgados pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer, do Ministério da Saúde). 

Com maior incidência entre os homens, somente em 2020, ao todo, mais de 4,5 mil pacientes diagnosticados vieram a óbito, o que implica uma taxa de mortalidade próxima dos 50% dos que são acometidos por esse tipo de tumor. 

Realizar, com frequência, exames de rotina e evitar o consumo de substâncias como o tabaco podem ajudar a prevenir e detectar precocemente a doença. 

“Soluções como o sequenciamento de nova geração tem permitido que as equipes médicas direcionem esses pacientes a procedimentos como as terapias alvo, muito mais eficientes e certeiras. Falando em câncer, sabemos que quanto antes detectado, maiores são as chances de cura e longevidade desses pacientes. Nesses casos, ao identificar a predisposição à doença a partir de um teste genético, é possível acompanhar seu surgimento com a realização de exames de sangue, de imagem e avaliações constantes desses pacientes. Isso tem um impacto direto na vida das pessoas e, um dia, em larga escala, poderá mudar totalmente a forma que se realizam as políticas de saúde pública”, destaca Allan Munford, Gerente Regional de Marketing para Diagnósticos de Oncologia e Precisão da QIAGEN.


Fonte: Blog Bahia  / Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário