No Dia do Socorrista, profissionais do Samu recebem capacitação sobre fraturas expostas e emergência ortopédica em BarreirasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


12 de jul. de 2022

No Dia do Socorrista, profissionais do Samu recebem capacitação sobre fraturas expostas e emergência ortopédica em Barreiras

  

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, comemorou o Dia do Socorrista proporcionando uma programação de capacitação e treinamento aos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nesta segunda-feira, 11, no auditório João de Biriba da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo. O evento contou com a participação do vice-prefeito Emerson Cardoso, da coordenadora regional do Samu, Juana Jamile, da coordenadora do Samu Base Barreiras, Samara Barbosa e da diretora médica regional, Dra. Milena Marques.

Dentro do projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, o encontro foi conduzido pelo médico ortopedista e traumatologista Dr. Felipe Sodré, apresentando informações sobre primeiros socorros nas situações mais comuns e com potencial de agravo de emergência ortopédica, além de técnicas de amplo atendimento de lesões e fraturas expostas.


“Diariamente, os profissionais do Samu atendem ocorrências de acidentes no trânsito, quedas na rua e até mesmo dentro de casa, que podem apresentar fraturas expostas ou traumas ortopédicos graves. Essa capacitação traz noções que garantem estabilidade e proteção dos pacientes, desde o manejo inicial até o atendimento hospitalar”, disse o Dr. Felipe Sodré.


Durante o treinamento, os socorristas, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores puderam trocar experiências sobre a vivência de práticas em atendimento pré-hospitalar, afim de padronizar técnicas e aprimorar o atendimento de pacientes. O treinamento está baseado nas diretrizes de atendimento emergencial em ambiente extra-hospitalar, como por exemplo a remoção de pacientes com fraturas ortopédicas.


O vice-prefeito Emerson Cardoso destacou a importância das capacitações permanentes aos profissionais e parabenizou todos os socorristas. “ O Samu de Barreiras se destaca pela agilidade, pela dedicação da equipe e pelo empenho em salvar vidas. Hoje, no Dia do Socorrista essa capacitação traz informações importantes proporcionando integração no equilíbrio da atividade rotineira e emocional dos profissionais. O governo Capital do Oeste e todos moradores de Barreiras celebram e agradecem aos profissionais do Samu, que trabalham com conduta humanizada, prestando um excelente serviço e atendimento a nossa população”.

Fonte: Blog Bahia / Dircom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário