Secretaria de Saúde de Barreiras realiza Dia “D” de mobilização contra as Hepatites ViraisBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


29 de jul. de 2022

Secretaria de Saúde de Barreiras realiza Dia “D” de mobilização contra as Hepatites Virais

 

O Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais, comemorado nesta quinta-feira (28), foi de mobilização na Praça Castro Alves com orientações sobre a doença e a oferta gratuita, de testes rápidos de H.I.V, Sífilis, Hepatite B e C, de Fator RH (tipagem sanguínea); vacinação contra Hepatite B; aferição de pressão arterial e monitoramento de níveis sanguíneos de glicose, além de distribuição de preservativos.

A ação que integra o Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora da Secretaria de Saúde de Barreiras, contou com a parceria da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), do Centro Universitário São Francisco de Barreiras (Unifasb), também do serviço da Coordenação de Imunização (Copim) e das equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento e Atenção Primária do município.

Estiveram acompanhando a mobilização, a secretária de saúde em exercício, Jamile Rodrigues; a coordenadora do CTA/SAE Edgard Pita, Ana Paula Miranda; coordenadora regional do SAMU, Juana Jamile Ribeiro; coordenador da Atenção Básica, Ari Donizete; médica ginecologista do CTA/SAE, Drª Kelita Lago; coordenadora da Copim, Charlei Janne; preceptora do curso de Farmácia da Ufob, Larissa Barbosa, além de acadêmicos dos cursos de Farmácia e Enfermagem.

Conforme a coordenadora do CTA/SAE Edgar Pita, neste Dia D de combate às hepatites virais, a população pôde conhecer um pouco mais os trabalhos que são realizados no município, e em casos de resultados positivos, os pacientes são direcionados para o devido tratamento. “Essa doença atinge diretamente o fígado, e pode causar alterações leves, moderadas ou graves, dessa maneira, planejamos esse momento nesta Praça, chamando a atenção do público para as consequências da doença. Oferecemos atendimentos gratuitos e caso, algum resultado teste positivo, encaminhamos esse paciente para o CTA/SAE Edgar Pita, que fica localizado no bairro Morada Nobre, anexo ao Centro de Saúde Leonídia Ayres, para o devido acompanhamento e tratamento”, pontuou Ana Paula Miranda.

A mobilização segue até o final do dia e conforme a secretária de saúde em exercício, as hepatites virais são doenças silenciosas e, se não tratadas, podem levar à morte. “O nosso objetivo neste Dia de Mobilização contra as Hepatites Virais foi de conscientizar e despertar nas pessoas a importância para a prevenção e o controle destas doenças. Dentro da nossa rede proteção, as equipes da Atenção Primária também realizam nas Unidades de Saúde as testagens, assim como o acompanhamento e monitoramento no CTA/SAE com médicos especialistas. A luta contra essa doença começa sempre pela conscientização e a prevenção”, destacou Jamile Rodrigues.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário