Ações alusivas ao dia de uta da população em situação de rua, em BarreirasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


20 de ago. de 2022

Ações alusivas ao dia de uta da população em situação de rua, em Barreiras

Para marcar o dia “Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua”, comemorada no dia 19 de agosto, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, em parceria com a Secretaria de Saúde, promoveu nesta sexta-feira, no Centro POP, uma série de ações para voltar o olhar da sociedade para esse grupo social, seus direitos e cidadania.

A secretária de assistência social, Maritânia Carvalho, coordenadores da rede socioassistencial, equipes de saúde, do Albergue São José e equipe do Centro POP se envolveram na mobilização para ofertar a população em situação de rua de Barreiras e aos itinerantes de outros municípios com os serviços de rodas de conversa, acolhimento, atendimento médico e odontológico da Unidade Móvel de Saúde, exames rápidos pelo Centro Testagem e Aconselhamento (CTA),  vacinação contra a Covid-19 pela equipe da Coordenação de Imunização-COPIM, palestras com a equipe do CAPS AD, apresentação de Fanfarra Drago do Colégio Estadual Duque de Caxias, musicoterapia, show de talentos e momento de oração.

No espaço, os moradores em situação de rua também receberam informações sobre encaminhamento para o Albergue, corte de cabelo, solicitaram documentos e inscrição no CadÚnico para os programas sociais. O senhor João Ribas, 64 anos, participou das atividades e recebeu atendimento odontológico.

“Estou me sentindo acolhido, um cidadão de verdade. Todos na rua temos nossos motivos, e essa ajuda do Albergue e do Centro Pop é muito importante porque recebemos alimentação, um local para dormir, atendimento de saúde e hoje cortei cabelo, e agora estou cuidando dos dentes. É muita emoção, porque não somos pessoas ruins, tenho família, mas no momento estou vivendo na rua”, disse João.

A coordenadora do Centro Pop, Ivânia Quinteiro, explica que a unidade faz acompanhamento de 130 pessoas que vivem em situação de rua e atende mais de 100 pessoas em situação de rua que passam pelo município todos os meses. “Trabalhamos na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e com familiares, buscando a construção de novos projetos de vida para os demandatários. Oferecemos acolhimento, informações sobre seus direitos e também deveres, e fazemos o acompanhamento dessas pessoas durante o ano inteiro”, relatou a coordenadora.

A secretária Maritânia Carvalho participou ativamente das atividades, colocando os equipamentos socioassistenciais à disposição para ajudar na busca pela inclusão social, proteção e cidadania.

“Nossas equipes estão à disposição, e nosso olhar para a população de rua tem sido intensificado, pois existe uma rede de apoio que ofertam serviços que contribuem na construção da autonomia, inserção social e proteção às situações de violência. Ofertamos através do Albergue São José mantido em parceria com a Diocese de Barreiras, um local para banho, alimentação e repouso, e tentamos buscar a reaproximação com as famílias. Realmente, só quem trabalha com pessoas em situação de rua compreende o contexto que os levam a estarem nessas condições e nosso compromisso é ajudar da forma mais humanizada possível”, destacou a secretária.

Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

O dia 19 de agosto é o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. A data relembra o acontecimento conhecido como “Massacre da Sé” em 2004, no qual sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas, enquanto dormiam na região da Praça da Sé, na capital paulista. Tal fato desencadeou o início da mobilização de grupos da população em situação de rua, para construir o Movimento Nacional da População de Rua em uma contínua luta pela garantia de direitos.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário