Bahia tem maior número de candidaturas na história do estado em eleições geraisBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


17 de ago. de 2022

Bahia tem maior número de candidaturas na história do estado em eleições gerais

 

A Bahia registrou 1.645 requerimentos de candidatura para as eleições deste ano, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo o maior número da história do estado desde o início da série histórica em 1994. Em relação às últimas eleições gerais, em 2018, a quantidade de candidatos cresceu 37,54%.

Ao todo, o órgão contabiliza sete cargos para a disputa estadual: Governador, Vice-Governador, Senador, 1º suplente, 2º suplente, Deputado Federal e Deputado Estadual.

Para a disputa ao Palácio de Ondina, a Bahia tem seis candidatos para assumir o posto: ACM Neto (União), Giovanni Damico (PCB), Jerônimo Rodrigues (PT), João Roma (PL), Kleber Rosa (PSOL) e Marcelo Milliet (PCO).

Além disso, o estado tem outros seis candidatos a vice e mais seis candidatos ao Senado. Cada candidatura ao Senado Federal conta com mais dois nomes que concorrem como primeiro e segundo suplentes.

Para deputado federal, o TSE recebeu 737 candidaturas para o cargo. Já em relação aos concorrentes à Assembleia Legislativa da Bahia, o órgão atendeu 878 requerimentos para as disputas eleitorais de outubro.

De acordo com o TSE, no Brasil foram registradas 28.281 candidaturas. Destas, 12 concorrem para presidente da República, 12 para vice-presidente, outras 223 para governador, e o mesmo número para vice-governador.

Para o Senado, o Brasil terá 234 candidaturas, além de outras 235 para 1º suplente e 236 para 2º segundo suplente. Em todo país também foram registradas 10.275 candidaturas para deputado federal, e 16.240 para deputado estadual, além de 591 para deputado distrital.

O número ainda pode diminuir já que o TSE ainda vai julgar os registros, ou seja, algumas candidaturas ainda podem ser negadas pelo órgão.


 Fonte: Blog Bahia  / Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário