Barreiras sedia capacitação para gestores e secretários de educação da macrorregião OesteBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


25 de ago. de 2022

Barreiras sedia capacitação para gestores e secretários de educação da macrorregião Oeste

  

O evento é uma iniciativa da CECAMPE-NE, com o apoio da Prefeitura de Barreiras

A eficiente gestão dos recursos financeiros do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) foi tema da capacitação destinada aos dirigentes estaduais e municipais de educação e técnicos de programas da região Oeste. O evento foi nesta terça-feira (23) e quarta-feira (24), em Barreiras, pois o município é um dos dez polos criados na Bahia para promover ações de capacitação, assistência técnica, monitoramento e avaliação dos programas federais. E, como polo, está integrado ao Centro Colaborador de Apoio e Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampe) que tem a Universidade Federal da Paraíba como entidade credenciada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Estes cursos de capacitação técnica foram cadastrados e aprovados como ações de extensão universitária, com o objetivo de alcançar o maior número de educadores e agentes técnicos envolvidos com a gestão destes programas, a região Nordeste foi dividida em 30 postos, destes, 10 na Bahia. E Barreiras está como um dos polos, pronta para levar a estas pessoas que lidam com a gestão dos recursos escolares, mais conhecimento e ferramentas capazes de tornar a gestão exitosa”, disse a subsecretária de educação de Barreiras, prof.ª Cátia Alencar, escolhida para ser a formadora das atividades no polo Oeste.

Na abertura do evento, a coordenadora geral do Cecampe Nordeste, Prof.ª Dra. Adriana Muniz, destacou a importância da união entre estados, municípios e Governo Federal, na seguridade do direito à educação e no fortalecimento dos programas e da escola pública. Ela deu as boas-vindas através de um vídeo gravado para a ocasião, onde estavam presentes a secretária de Educação de Barreiras, Gabriela Nogueira; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Cleonice Ferreira; presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social, Tatyana Santos e o representante da Undime Regional, Flávio Vasco, que também responde pela secretaria de educação de Cristópolis.

Durante os dois dias de trabalho, os participantes conheceram detalhes sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola; a política de transporte escolar e as ferramentas de gestão e execução; monitoramento dos programas PNATE e Caminho da Escola; além de compartilharem experiências por meio de relatos do dia a dia da gestão nas escolas. “É fundamental que os profissionais que atuam na gestão escolar conheçam estratégias mais ostensivas e as várias dimensões que estão atreladas a esta gestão. Este espaço é oportuno para garantir o conhecimento necessário e sanar as dúvidas existentes”, avaliou a secretária de Educação de Barreiras, Gabriela Nogueira.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário