Câmara do Rio cassa mandato do vereador Gabriel MonteiroBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


19 de ago. de 2022

Câmara do Rio cassa mandato do vereador Gabriel Monteiro

  

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro cassou hoje o mandato do ex-PM Gabriel Monteiro (PL). Monteiro perde seu mandato após uma série de denúncias de estupro e assédio moral e sexual. O pedido feito pelo Conselho de Ética da casa. 

Foram 48 votos a favor da cassação e dois contra —sendo um deles o do próprio Monteiro. O único a votar junto com ele foi o vereador Chagas Bola (União), suplente do ex-vereador Dr. Rogerio Amorim. O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) não votou porque está de licença.

Agora, Monteiro se junta a Jairinho, o primeiro cassado na história da Câmara Municipal —também nessa legislatura— como os únicos cassados da Casa.

Gabriel ouviu o resultado sozinho, como esteve em quase toda a sessão. Quando faltavam cerca de cinco votos para os 34 necessários, a galeria contrária a Monteiro começou uma contagem regressiva, que explodiu quando o marcador chegou ao número. Sem falar nada, Gabriel Monteiro saiu do plenário nesse momento. 

Os vereadores de centro-direita e direita foram os últimos a votar. Eles se abstiveram até a votação atingir o mínimo necessário. Depois, a votação correu rápido até chegar aos 48.

Vereador ainda poderá disputar a eleição? Como o UOL Notícias explicou, Monteiro não terá sua candidatura a deputado federal anulada automaticamente e pode continuar com a campanha. O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, espera que ele seja um "puxador de votos" no estado do Rio.

Pedido de desculpas. Durante sua defesa, Monteiro disse que iria "se acusar antes de se defender". Em dado momento, afirmou: "Eu venho de cabeça baixa pedir desculpas aos vereadores que se sentiram ofendidos. Eu não fiz por mal", disse, sobre sua atuação como parlamentar. 

Monteiro também disse que é uma "pessoa disposta a aprender". Como apelo, disse: "Encerrar meu mandato é decretar, para minha honra e minha moral, a minha morte. Por mais que seja estranho, eu tento fazer o bem".

Fonte: Blog Bahia  / UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário