Entidades de Barreiras são convidadas a integrar equipe de educadores ambientais junto ao Projeto VozesBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


10 de ago. de 2022

Entidades de Barreiras são convidadas a integrar equipe de educadores ambientais junto ao Projeto Vozes

 

O Projeto Vozes, considerado o primeiro passo para a elaboração de um programa consorciado de educação ambiental na região Oeste e conduzido pelo Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (Consid), está com as ações em andamento em 14 municípios parceiros. Dentre as práticas propostas, está a construção do Plano de Educação Ambiental do Oeste da Bahia.

Para que esta construção ocorra, 15 a 20 representantes de cada município consorciado receberão capacitação em educação ambiental durante duas oficinas oferecidas pelo Consid. Em Barreiras, um encontro realizado nesta terça-feira (9), levou representantes do poder público, sociedade civil organizada e usuários de bens e recursos naturais a eleger, dentre cada setor e entidades, pessoas dispostas a estarem à frente do Projeto Vozes, como educadores ambientais.

“Em uma primeira oficina, eles receberão capacitações sobre como fazer o diagnóstico para que possam identificar junto aos municípios, as principais demandas existentes relacionadas à gestão de resíduos sólidos e problemas referentes às questões ambientais. A segunda oficina será sobre planos, projetos e programas, vamos oferecer ferramentas para que estas pessoas estejam aptas a trabalhar com a educação ambiental”, explica a coordenadora do Projeto Vozes, Berê Brazil.

A iniciativa visa construir um programa de educação ambiental que atenda às necessidades reais e que seja exequível. “Educação ambiental é um trabalho que envolve a todos, seja crianças, jovens e adultos. Estamos muito atrasados neste quesito, daí a importância da contração do Consid, integrando as ações e trazendo as provocações e o suporte necessário para que os municípios contribuam e façam a sua parte no atendimento às demandas existentes”, disse o educador ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ronaldo Ursulino.

Participantes – Dentre as participações presentes na reunião estiveram as secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Infraestrutura; Saúde; Educação; Indústria, Comércio e Turismo; Segurança Cidadã e Trânsito; Câmara de Vereadores; representantes de associações de bairros; bares e restaurantes; 4º BEC; Inema; Embasa; Diocese de Barreiras; Aiba; escolas particulares; Ibama; Ong 100 Agressão; Ufob; Uneb; Uninassau; M&M; CBR/Oeste; Mundo Lindo; Amina, entre outras.

Sobre o Projeto Vozes – O Projeto Vozes nasceu da parceria entre o Consid, Ministério Público da Bahia e as Universidades Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e Estadual da Bahia (Uneb/Campus IX). Trata-se de uma proposta conduzida de modo participativo que oferecerá diretrizes na elaboração de projetos de educação ambiental em atendimento aos TAC’s assinados pelos municípios junto ao Ministério Público. Também, às condicionantes dos processos de licenciamento ambiental, permitindo ações de incentivo à prática da educação ambiental e a multiplicação de educadores ambientais, tornando-os capazes de replicar suas formações e ações de educação ambiental em seus municípios. 


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário