Ministério da Saúde pede para Anvisa liberar vacina contra varíola dos macacosBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


24 de ago. de 2022

Ministério da Saúde pede para Anvisa liberar vacina contra varíola dos macacos

 

 Imunizante Jynneos, fabricado pela empresa Bavarian Nordic, com sede na Dinamarca, já é usado em outros países


O Ministério da Saúde enviou um pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para analisar e liberar o uso da vacina Jynneos contra a varíola dos macacos. O imunizante, fabricado pela empresa Bavarian Nordic, com sede na Dinamarca, já é usado em outros países.

Na última sexta-feira, 9, a agência sanitária aprovou, por unanimidade, a dispensa de registro para importação de medicamentos e vacinas que combatem a doença. A medida tem por objetivo simplificar a análise documental e facilitar a liberação tanto dos medicamentos quanto das vacinas. Desta forma, o Ministério da Saúde pode solicitar à agência a dispensa de registro de medicamentos ou imunizantes que tenham sido aprovados por autoridades internacionais.

A decisão tem caráter temporário. No caso da vacina Jynneos, o processo de avaliação passará pela Comissão Técnica da Emergência Monkeypox criada pela Anvisa, e a decisão final caberá a Diretoria Colegiada da agência. Até o momento, o Brasil registra 3.896 casos positivos da varíola dos macacos e uma morte. Disparado na liderança, o Estado de São Paulo computa 2.528 casos. Na sequência aparece o Rio de Janeiro com 445 casos, Goiás (260), Minas Gerais (206) – onde teve o único óbito – e o Distrito Federal (156).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, no último mês, estado de emergência de saúde pública em relação a doença.


Fonte: Blog Bahia   /  Jovem Pan

Nenhum comentário:

Postar um comentário