Sábado foi dia de cirurgia eletiva para homens, em BarreirasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


16 de ago. de 2022

Sábado foi dia de cirurgia eletiva para homens, em Barreiras

  

Dando sequência ao cronograma de cirurgias eletivas elaborado pela Secretaria de Saúde de Barreiras, no sábado (13), foram realizados 12 procedimentos de vasectomia para o público masculino, que havia solicitado o método de contracepção de longa duração, junto às unidades de saúde. As cirurgias foram realizadas no período da manhã, no Hospital Municipal Eurico Dutra e já no final da tarde os pacientes receberam alta.

“Toda semana realizamos cinco vasectomias no Centro de Atendimento ao Homem (CEAH), mas, como forma de zerarmos a fila pelo procedimento, fizemos este mutirão. Foram 30 pacientes divididos em duas etapas, neste primeiro momento apenas 12,  dos 15 agendados, compareceram no último sábado e as demais serão agendadas em um próximo sábado, ainda neste mês de agosto”, destaca a coordenadora da Central Integrada de Regulação (CIR), Josélia Nunes.

Ela reforça que por se tratar de um procedimento de baixa complexidade, a vasectomia pode ser realizada em um centro cirúrgico destinado a pequenas cirurgias, porém, pela maior quantidade de procedimentos nesta etapa, foi utilizado o centro cirúrgico do Hospital Municipal Eurico Dutra. “Optamos por realizar no hospital para agilizar o processo, uma vez que eram muitas cirurgias e o sábado foi escolhido pela facilidade de acesso e melhor recuperação dos pacientes no fim de semana”, completa.

Para os interessados em fazer a vasectomia, a orientação é que procurem a unidade de saúde mais próxima e façam uma consulta médica. Os casos que se encaixem nos critérios para o procedimento serão encaminhados para o Centro de Atendimento do Homem, para agendamento da cirurgia.

Sobre a vasectomia: É um método de contracepção de longa duração, realizado em homens através de um pequeno e rápido procedimento cirúrgico com anestesia local, visando bloquear os canais de passagem dos espermatozóides, evitando assim a gravidez não planejada. 



Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário