TSE libera consulta a locais de votação para voto em trânsitoBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


31 de ago. de 2022

TSE libera consulta a locais de votação para voto em trânsito

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou nesta terça-feira (30) a atualização da consulta à seção eleitoral, com os novos locais de votação temporários para o voto em trânsito. Os eleitores que pediram a transferência dentro do prazo poderão votar em qualquer capital ou cidade com mais de 100 mil eleitores. 

O cadastro do voto em trânsito ocorreu entre julho e agosto. A possibilidade é aberta em algumas situações, como, por exemplo, para o eleitor que estará fora de sua cidade no dia da eleição.

O local de votação também pode ser alterado em outras situações, tais como: seções especiais para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; policiais, bombeiros e outros militares que vão trabalhar no dia das eleições e podem votar onde vão atuar; presos provisórios e adolescentes que cumprem medida socioeducativa em unidades de internação; juízas e juízes, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral que precisam votar onde vão trabalhar.

Consulta

Para consultar o local de votação no site do TSE, basta pesquisar pelo nome ou número do título de eleitor ou CPF. Os sites dos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais também dispõem de um espaço para a pesquisa. Com os dados preenchidos, a página vai informar o número da inscrição eleitoral, a zona eleitoral e o local de votação, com endereço completo.

A consulta também pode ser feita pelo aplicativo e-Título, que é uma versão digital do título de eleitor. O software informa o local de votação logo no início, abaixo do nome do eleitor. Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia a pessoa até a respectiva seção eleitoral.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

Lacração das urnas

Na segunda-feira (29), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu início à cerimônia de lacração e assinatura digital dos sistemas eleitorais que serão utilizados nas eleições deste ano. O evento vai acontecer até a próxima sexta-feira (2) no subsolo do edifício-sede do tribunal, em Brasília, das 10h às 18h.

Durante toda a semana, uma equipe formada por dez técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do tribunal vai fazer a compilação dos programas do sistema eletrônico de votação, para verificar a sua perfeita integridade e funcionamento.


Fonte: Blog Bahia  / R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário