Mutirão de Limpeza do Rio Grande encerra Semana do Cerrado com retirada de toneladas de lixo e plantio de árvores nativasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


27 de set. de 2022

Mutirão de Limpeza do Rio Grande encerra Semana do Cerrado com retirada de toneladas de lixo e plantio de árvores nativas

 

O Rio Grande ainda sofre com o depósito de lixo em suas águas. Com o objetivo de fazer uma limpeza no entorno do Cais e Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha, uma força-tarefa foi preparada neste sábado, 24, pela Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade com apoio das instituições que participaram da Semana do Cerrado. Uma média de cinco toneladas de lixo foi retirada esse ano, mesmo sendo a menor quantidade dos últimos 5 anos, ainda é preocupante.

A mobilização voluntária contou com toda equipe da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras, 4° Batalhão de Engenharia de Construção (4ºBEC), Corpo de Bombeiros, Ibama; PrevFogo; Empresa MM; Comitê da Bacia do Rio Grande; Parque Vida Cerrado; Unifasb/Uninassau; Grupo de Mergulho Amigos da Pesca; Clube Náutico de Barreiras; Atlas Renewable Energy; Tetra+; Retec; CVR Oeste; Aiba, Abapa; SPRB; Ong 100Agressão e Mix Soluções Ambientais.

Durante a remoção foram encontrados dentro do rio, objetos como sofás, televisão, malas de viagem, cadeiras, bicicleta, manequins, cones de trânsito, garrafas de vidro, latinhas de refrigerante e grande quantidade de pneus. A ação contou com barcos da Fiscalização Ambiental das Águas da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, os mergulhadores do Corpo de Bombeiros e Grupo de Mergulho Amigos da Pesca, que utilizaram equipamentos cedidos pela Abapa.

Acompanhando a força-tarefa, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade agradeceu o empenho dos parceiros da Semana do Cerrado. “Mais uma grande parceria que reforça nossa Semana do Cerrado e chama atenção da sociedade para a preservação do Rio Grande, porque esse lixo prejudica a qualidade da água, a fauna e flora, além de ser crime ambiental. A participação das instituições, empresas e ongs foi primordial, e devido esse trabalho intenso da nossa equipe, verificamos que a cada ano vem diminuindo a quantidade de lixo dentro do Rio Grande. Vamos continuar com as ações educativas nas comunidades rurais, urbanas e também em escolas, com objetivo de que toda a sociedade compreenda a importância desse cuidado com as nossas riquezas naturais”, pontuou Demósthenes Júnior.

O secretário explicou ainda, que além da tradicional retirada de lixo e entulhos do leito foi realizado o reflorestamento com mudas de árvores nativas do cerrado em toda extensão da margem direita do rio até a proximidade do residencial Beira Rio.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário