Operação Safra 2022/23 é lançada no Oeste da Bahia Blog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


16 de set. de 2022

Operação Safra 2022/23 é lançada no Oeste da Bahia

 

Agricultores do Oeste Baiano já se preparam para o início da safra 2022/23 e pelo nono ano consecutivo, eles vão contar com mais segurança. Por meio da iniciativa do governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública (SSP), e parceria da Polícia Militar, da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), foi lançada na manhã desta quinta-feira (15), a Operação Safra, na Base Avançada do Grupamento Aéreo (Graer), da Polícia Militar da Bahia, em Barreiras.

A Operação vai estender o policiamento às zonas rurais dos municípios de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Angical, Baianópolis, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória e Santa Rita de Cássia, beneficiando 500 mil pessoas da região Oeste da Bahia. 

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino, destacou a importância da operação para o setor produtivo e reforçou a parceria. “A Segurança Pública trabalha com vários setores da Bahia, e o Estado tem que estar presente numa área tão importante que é o setor produtivo. Iremos dar todo o suporte aos produtores para que eles se sintam seguros nas colheitas e no transporte da mercadoria até o local de destino”, disse Mandarino. 

Durante seis meses, o efetivo policial será reforçado para levar segurança à zona rural das comunidades produtivas, no intuito de inibir a ação de bandidos e ocorrências de roubos de cargas na região. “Os resultados apresentados no decorrer das oito edições da Operação Safra indicam a importância da manutenção dessa parceria entre as instituições. Os inúmeros serviços prestados por esta iniciativa, têm reflexos diretos na manutenção da paz do campo e nas cidades da região Oeste da Bahia”, destacou o presidente da Aiba, Odacil Ranzi.

A programação contemplou a apresentação de um vídeo com os dados da última edição, a assinatura do convênio da Operação Safra pela Polícia Militar, a Aiba e a Adab e entrega de viaturas. “Uma parceria com a Aiba e Abapa que tem sido positiva e que é referência no Estado da Bahia. Um aparato  de policiais que em regime extraordinário atuam na zona rural da nossa região voltado para prevenir as ocorrências de roubos e furtos nas grandes propriedades além de prover a sensação de segurança ao homem do campo e que tem surtido efeito ao longo dos anos”, reforçou o comandante do Policiamento da Região Oeste, coronel Osival Moreira.  

A operação também irá apoiar o trabalho da Adab no controle fitossanitário e no trânsito de fertilizantes e defensivos agrícolas. “Resultado da união e parceria entre Governo do Estado, a Adab e o setor produtivo aqui da região, a cada edição essa operação está melhor, com maior eficiência, e um grau de interatividade entre produtores rurais e Polícia Militar. E eu acredito que a cada ano essa operação vai continuar sendo sucesso” afirmou o diretor geral da Adab, Lázaro Pinha.

A Operação Safra é realizada pela Polícia Militar da Bahia, por meio do Comando de Policiamento da Região Oeste, do Comando de Policiamento Especializado, da Cipe Cerrado e 3ª Companhia de Polícia Rodoviária. Sob a coordenação do Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO), a ação envolve a Companhia de Policiamento Especializado (Cipe Cerrado), a 3ª Companhia de Polícia Rodoviária, a Rondesp, a CIPRV, CIPT e as 85 e 86 CIPMs. A operação contará também com viaturas na patrulha terrestre e um helicóptero do Grupamento Aéreo da PMBA (Graer), que estará de prontidão em sua base para decolar e fazer a varredura aérea, caso seja necessário. 

Aplicativo – Idealizado desde a operação passada, um aplicativo será usado pelos produtores rurais durante o período da operação. “Esse aplicativo vai facilitar muito a organização, pois vai traçar um mapa da circulação das viaturas em campo e das visitas realizadas às propriedades rurais. Os produtores rurais, em caso de risco, podem acionar o ‘botão do pânico’, e serão atendidos pela viatura mais próxima”, explicou o gerente de Infraestrutura da Aiba, Luiz Stahlke.

Entre as autoridades, também marcaram presença no evento, o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, o subsecretário de Segurança Pública do Estado, Hélio Jorge, a delegada geral da Polícia Civil, Heloísa Campos, o coordenador regional de Polícia Civil de Barreiras, Rivaldo Luz e o secretário de Segurança Cidadã de Barreiras, Júnior Sampaio.


Fonte: Blog Bahia  /  Aiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário