Setembro Amarelo: Prefeitura de Barreiras leva palestras para escolas municipais através de ação intersetorial das SecretariasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


13 de set. de 2022

Setembro Amarelo: Prefeitura de Barreiras leva palestras para escolas municipais através de ação intersetorial das Secretarias

 

A adolescência é uma fase cheia de mudanças físicas e emocionais, o que por vezes pode afetar a saúde mental dos jovens. Assim, a Prefeitura de Barreiras através da ação intersetorial entre as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, está promovendo nas escolas a intensificação da campanha Setembro Amarelo, para conscientizar sobre a prevenção do suicídio e incentivar os estudantes a buscarem ajuda psicológica quando necessário.

O lançamento do projeto aconteceu nesta manhã de segunda-feira (12), na Escola Municipal Costa Borges com a presença das equipes de profissionais da coordenação de Saúde Mental, Atenção Básica de Saúde, CAPS AD, CAPS II e dos Centros de Referência de Assistência Social II e IV. No pátio da escola, estudantes adolescentes do 6º e 7º ano foram convidados a interagir e falar sobre os mecanismos para reconhecer os seus sentimentos e desenvolver as suas habilidades socioemocionais com maior segurança.

Recepcionados pela diretora da escola, Maria Leda, os profissionais que atendem nos equipamentos explicaram um pouco sobre o funcionamento, atendimento da rede socioassistencial e saúde mental no município. O psicólogo do CAPS II, Caio Líbano conversou de forma aberta com os adolescentes, chamando atenção para identificação de sentimento ou emoção como algo negativo ou positivo, abrindo espaço para que os estudantes entendam, reflitam e dialoguem mais sobre o que sentem.

“A escola é um espaço privilegiado para se debater a temática, quebrando assim, o silêncio que ronda a questão, buscando promover a valorização da vida, prevenindo os fatores de risco e aumentando os fatores de proteção. Nosso objetivo é alcançar os estudantes de forma simples, facilitando o acesso à informação sobre o sofrimento psíquico e com isso melhorando a autoestima no enfrentamento das problemáticas existenciais”, disse Caio Líbano.

Segundo a coordenadora municipal de Saúde Mental, Denny Samper, é preciso falar sobre o suicídio e as causas que levam jovens a sofrer agravos psíquicos. “ Estamos nessa ação intersetorial nas escolas, levando informações sobre o Setembro Amarelo e sobre como procurar ajuda para este fenômeno complexo, multifacetado, que necessita da implicação de várias estratégias de intervenção para que haja valorização à vida. Durante todo o mês, visitaremos as unidades de ensino com as equipes, para dialogar, fazer escuta dos estudantes e mostrar que estamos aqui para ajudar”, destacou Denny.

Programação de palestras: Até o dia 29 de setembro, as escolas da sede e zona rural receberam as equipes e palestras. Nesta terça-feira, 13, a palestra acontecerá na Escola Duque de Caxias e Eudilton Miranda; na quarta-feira, 14, Escola Francisco Joaquim de Lima; a Escola da Santa Luzia dia 16 e Escola Prisco Viana dia 19. Na próxima semana, será a vez do Colégio Municipal Padre Vieira dia 21; Escola Celso Barbosa e Roberto Santos dia 22; Escola Luiz Freitas de Lima (Barrocão), Valdete Piedade de Holanda(Buritis) e Alcyvandro Luz no dia 23; no dia 27 a Escola Abílio Farias (Mucambo), Colégio Municipal CAIC Murilo de Avelar Híngel e Escola Municipal Deputado Juarez de Souza; e no dia 28 a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e finaliza no escola José Agostinho Porto (Baraúna). As atividades do Setembro Amarelo serão finalizadas com o Pedal Pela Vida, no dia 30, com saída programada na Câmara de Vereadores até a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário