Centro de Atendimento à Mulher de Barreiras inicia programação especial para Campanha Outubro Rosa 2022Blog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


5 de out. de 2022

Centro de Atendimento à Mulher de Barreiras inicia programação especial para Campanha Outubro Rosa 2022

 

A cor rosa tomou conta das salas, corredores e consultórios do Centro de Atendimento à Mulher- CAM, nesta terça-feira (4). Com uma programação especial, a Secretaria de Saúde de Barreiras anunciou as atividades da Campanha Outubro Rosa nesta semana, com a presença de mulheres e equipe multidisciplinar do CAM. Ao longo de todo mês, além de rodas de conversas e palestras sobre o tema em todas as unidades de saúde, haverá intensificação de atendimento no CAM voltado para a prevenção do câncer de mama, consultas médicas, oferta de exames e educação para o autocuidado até o dia 08 de outubro.

A coordenadora do CAM, Lidiana Borges, recepcionou a subsecretária Jamile Rodrigues, profissionais da Atenção Básica e as pacientes que foram reguladas para o atendimento, que previamente puderam realizar aferição de pressão, glicemia e atualização da carteira de vacina, além dos exames agendados.

“Preparamos uma intensa programação para todo mês do Outubro Rosa no CAM, em especial para esta semana com expectativa de atender aproximadamente 800 mulheres. Hoje abrimos os atendimentos com colposcopia e biópsia, ultrassons de mama, consulta, palestras com nutricionistas e educação para o autoexame, e durante todos esses dias estaremos à disposição para orientar e proporcionar apoio a todas mulheres”, disse a coordenadora.

Encaminhada pela Unidade de Saúde do seu bairro, dona Araci Pontes, de 46 anos, aguardava para o exame de colposcopia. “Eu busco fazer meus exames anualmente para saber se está tudo bem com minha saúde. Hoje vivi uma experiência muito boa com as explicações das enfermeiras, ensinando como ir para frente do espelho, apalpar a mama e olhar qualquer alteração. Isso é importante, porque também posso passar essa informação para minhas filhas”, afirmou.

De acordo com Jamile Rodrigues, a pasta preparou uma programação com o objetivo de ampliar e fortalecer ainda mais a campanha este ano. “Nossa saúde está cada vez mais humanizada, integrada e inovadora. E nesse mês, as mulheres de Barreiras terão um leque de serviços preventivos e de acompanhamento, que visam sobretudo a conscientização de toda a população quanto a importância do cuidado para com a saúde feminina, prevenção do câncer de mama e colo do útero”, considera a subsecretária da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário