Contribuição voluntária dos agricultores do oeste baiano são revertidas em obras sociaisBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


22 de out. de 2022

Contribuição voluntária dos agricultores do oeste baiano são revertidas em obras sociais

 

Na última quarta-feira (19), três entidades sociais de Luís Eduardo Magalhães, contempladas com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis), em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), inauguraram as novas obras de melhorias para o funcionamento das instituições. Recursos que só existem devido a rede de solidariedade dos produtores rurais da região oeste baiana

A primeira, foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Luís de Eduardo Magalhães (APAE-LEM), que com o recurso do Fundo, tirou do papel o projeto “APAE Saúde” e implantou na instituição uma academia ao ar livre, beneficiando cerca de 190 pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla. “O Fundesis é um grande parceiro, e não somente pelo que fomentou de recursos na APAE, mas nos preparou através dos editais, e das prestações de conta e abriu nossos horizontes para que pudéssemos participar de outros editais. Nos capacita, nos melhora enquanto instituições para buscar mais parcerias. A APAE-LEM hoje atende desde recém-nascidos até alunos com 59 anos, e o Fundesis faz parte disso”, relata o diretor da instituição, Ronei Pereira. 

Em seguida, foi a vez do Abrigo José Vicente da Silva, que com o projeto “Caminhos dos Sonhos” adquiriu nova mobília para os quartos, reformou estrutura física da área de lazer e instalou uma lavadora na área de serviço. Para dessa forma, promover um ambiente mais seguro, confortável e adequado para as crianças e adolescentes acolhidos pelo abrigo. A outra instituição a ser contemplada foi o Rotary Club Luís Eduardo Magalhães, com o projeto “Nas Rodas da Solidariedade”, que entrega um banco de cadeiras de rodas e aparelhos que ajudam pessoas com deficiências física/intelectual ou motora com dificuldade de locomoção

“Ver que o nosso projeto do Fundesis ajudou aqueles que precisam é muito entusiasmante, é gratificante, e nos deixa muito feliz.  Eu como produtor rural tenho um agradecimento especial para o produtor que é colaborador do Fundesis e que participa conosco para melhorar a vida dessas pessoas que tanto necessitam”, declara o produtor rural e diretor financeiro da Aiba, Hélio Hopp.

O presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi, fala sobre a expectativa da apresentação dos novos projetos. “Lançamos o edital 01/2023, que é o nosso 11º edital do Fundesis e acreditamos que será sucesso absoluto quando começarmos a inaugurar esses novos projetos que estão sendo apresentados nesse momento. Então, é sempre uma expectativa muito grande. Pois a cada inauguração percebemos a transformação que o Fundesis promove dentro das instituições”, finaliza.

As cerimônias de inauguração contaram também com a participação do prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá; da secretária Municipal da Cidadania de LEM, Scheilla Bernardes; do representante do BNB, o gerente Jaques Ramos; da coordenadora do Fundesis, Aléssia Oliveira, entre outras autoridades.


Fonte:  Blog Bahia  /  Ascom Aiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário