Fatos Primeiro: é falso que número de votos em Barreiras superou o número de eleitoresBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


4 de out. de 2022

Fatos Primeiro: é falso que número de votos em Barreiras superou o número de eleitores

 

Circula pelas redes sociais um falso print de tela do portal de notícias UOL em que a cidade de Barreiras, na Bahia, aparece com 213.243 votos computados para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a exibição da apuração com dados do Tribunal Superior Eleitoral.

O número é maior do que o total de habitantes da cidade. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município tem uma população estimada de 158.432 pessoas, com base em dados de 2021. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que a quantidade de eleitores aptos a votar é de 103.075.

Ao todo, na cidade, 85.497 pessoas votaram, sendo 82.598 apenas os votos válidos.

Na verdade, o número de votos recebidos por Lula no município de acordo com a Corte foi de 47.492, o que corresponde a 58,05% – e não de 213.243.

Como o próprio UOL divulgou hoje (3), a imagem foi adulterada e não corresponde aos dados usados pelo site. No portal, os dados da cidade de Barreiras coincidem com os que constam na base de dados do TSE.


Fonte: Blog Bahia  / CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário