MPT orienta adoção de medidas contra empregadores por assédio eleitoralBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


13 de out. de 2022

MPT orienta adoção de medidas contra empregadores por assédio eleitoral

 

O Ministério Público do Trabalho (MPT) orientou os procuradores do trabalho em como proceder sobre denúncias de episódios de assédio eleitoral no ambiente de trabalho, intensificada nas últimas semanas. Os procuradores poderão recomendar às empresas, órgãos públicos, empregadores de pessoas físicas e sindicatos para que não sejam feitas ameaças, nem ofertados benefícios para induzir, obrigar ou constranger pessoas a não votarem em candidatos específicos nas eleições. 

O assédio eleitoral é uma prática caracterizada a partir de “uma conduta abusiva que atenta contra a dignidade do trabalhador, submetendo-o a constrangimentos e humilhações, com a finalidade de obter o engajamento subjetivo da vítima em relação a determinadas práticas ou comportamentos de natureza política durante o pleito eleitoral”. O empregador que praticar o assédio eleitoral pode ser penalizado, tanto na esfera trabalhista como na esfera criminal, pois os artigos 299 e 301 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65) definem como crime a prática, podendo resultar em plena de reclusão de até 4 anos.

Além das recomendações aos empregadores, a nota orienta procuradores e procuradoras a promoverem ações institucionais conjuntas com os Tribunais Regionais do Trabalho e os Tribunais Regionais Eleitorais, de forma a coibir a prática de coação ou assédio eleitoral no âmbito das relações de trabalho.

A nota foi elaborada pela Coordenação de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do MPT. O texto enfatiza que o Ministério Público é responsável pela defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis (art. 127, caput, da Constituição Federal), “podendo promover inquérito civil e a ação civil pública para proteção direitos coletivos lato sensu, bem como adotar outras medidas de natureza extrajudicial e judicial necessárias ao alcance de sua finalidade constitucional, como a expedição de requisições, recomendações, propostas de termos de ajuste de conduta, dentre outros instrumentos previstos na lei e na Constituição Federal”.

 

Fonte: Blog Bahia  /  Bahia Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário