Na base de ACM Neto, João Leão anuncia voto em BolsonaroBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


10 de out. de 2022

Na base de ACM Neto, João Leão anuncia voto em Bolsonaro

  

Em março, Leão, mesmo indo para a base de Neto, disse que faria campanha para Lula no estado

O vice-governador João Leão (PP) resolveu declarar abertamente o apoio a Jair Bolsnoaro (PP) à reeleição em evento realizado no município de Barra. Em março, quando rompeu com o governador Rui Costa (PT) para ir para a base de ACM Neto (União Brasil), ele disse que mesmo desfazendo a aliança com o petista baiano, apoiaria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República.

No vídeo, que pode ser conferido abaixo, o pepista declara que “chega de PT”, “que tomou juízo” e “quer uma vida nova”.

A nova declaração de Leão é conflitante com as declarações que deu em março, quando rompeu com o PT no estado. Na ocasião, João Leão disse que seu candidato à presidência da República será Luiz Inácio Lula da Silva. “Lula me conhece, conhece minha história, e ele quer voto. Meus votos são dele. E estou à disposição para ajudá-lo a ter uma votação estrondosa na Bahia”.

Com a realidade dos resultados do primeiro turno, contudo, quando seu filho, o deputado federal Cacá Leão (PP), não sendo eleito ao Senado e ACM Neto atrás quase 10% de Jerônimo Rodrigues (PT) na corrida ao Palácio de Ondina, o vice-governador se movimenta para garantir a relevância do seu partido no estado. João Leão se elegeu deputado federal e chegará ao Congresso no dia 1º de janeiro de 2023.

Após a apuração do dia 2 de outubro, políticos baianos filiados ao PP passaram a declarar apoio a candidatura de Jerônimo Rodrigues, esvaziando o palanque do ex-prefeito de Salvador.

Na quarta-feira, 5, o governador Rui Costa admitiu que mantém contato com integrantes do PP para que o partido volte a integrar a base governista.

"Alguns eu diria que estavam de coração conosco, alguns tentaram inclusive gravar o programa eleitoral sem a imagem do candidato a governador ao fundo, mas não foi permitido isso. E agora eles voltam para onde seu coração e seu desejo já queria estar desde o primeiro turno, porque não foram eles que tomaram a decisão e em alguns casos foram as direções dos partidos. Nós estamos conversando com todos eles, hoje temos mais anúncios e amanhã também", explicou o governador durante agenda em Salvador.

Na última semana, os prefeitos de Novo Horizonte, Djalma Anjos (PP), e de Serrinha, Adriano Lima (PP), declararam apoio a Jerônimo.

O presidente de honra do MDB baiano, Lúcio Vieira Lima, publicou em suas redes sociais um vídeo no qual reage à declaração de apoio do vice-governador a Bolsonaro. Lúcio questiona o porquê de não ter feito esse anúncio ainda no primeiro turno.

“Meus amigos, minhas amigas, acabei de receber agora via WhatsApp uma declaração do atual vice-governador da Bahia. Me chamou atenção na fala dele dois pontos. O primeiro, quando ele diz que está apoiando agora no segundo turno o atual presidente da República. Ora, por que essa declaração ele não deu no primeiro turno? Ao contrário, no primeiro turno ele disse que apoiava e que votava no ex-presidente Lula. Então, o que fez mudar? Não teve nenhum fato novo. Era apenas porque Lula é muito forte na Bahia e para atrair os votos de Lula no candidato a governador, o ex-prefeito de Salvador”, comenta Lúcio.

O dirigente do MDB baiano, no entanto, congratula Leão por ter declarado que tem lado, o que, de acordo com ele, é o posicionamento de um líder. Diferente, diz Lúcio, de ACM Neto, que não declara o seu apoio e, por isso, não tem a postura de liderança para governar a Bahia.

“Eu quero parabenizar, apesar de ser o lado só no segundo turno, mas é a posição de um líder ter que dizer ‘eu tenho lado e meu candidato é esse’, enquanto o ex-prefeito de Salvador, segundo ele, está de um lado e está de outro, então nem para dizer que está em cima do muro ele diz. Está pulando de um lado ou para e de outro de acordo com a conveniência. Isso não é um comportamento de um líder, não é um comportamento de quem quer governar a Bahia”, aponta o presidente de honra do MDB. 


Fonte: Blog Bahia  /  A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário