Número de CNH pelo celular mais que triplica em dois anosBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


20 de out. de 2022

Número de CNH pelo celular mais que triplica em dois anos

  

A quantidade representa 38% de adesões do total de condutores habilitados no país, de mais de 79 milhões.

O número de CDT (Carteira Digital de Trânsito), versão para celular da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), mais que triplicou nos últimos dois anos. O documento superou 30 milhões neste mês de outubro, um aumento de 233% em relação ao mesmo período de 2020, quando havia 9 milhões de downloads da carteira. O sistema passou a valer em todo o país em abril de 2018.

A quantidade representa 38% de adesões do total de condutores habilitados no país, de mais de 79 milhões. Do início do ano até o momento, o percentual de carteiras digitais de trânsito emitidas subiu de 33% para 38% do total.

A Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), do Ministério da Infraestrutura, atribui o aumento do número de documentos digitais às mudanças realizadas recentemente, que ampliaram informações e funcionalidades do aplicativo.

"Pela CDT, por exemplo, é possível ter no celular tanto a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) quanto o documento do veículo, tirando a necessidade de carregar os documentos físicos ao dirigir", aponta a secretaria.

Além disso, o motorista tem acesso ao RNPC (Registro Nacional Positivo de Condutores), que permite a empresas e órgãos públicos oferecerem benefícios a motoristas que não tiverem cometido infrações de trânsito nos últimos 12 meses. O aplicativo também permite efetuar a venda de um veículo por meio digital.

Como baixar o documento digital?

• Baixe o aplicativo “CDT — Carteira Digital de Trânsito” na loja de aplicativos do seu telefone celular. Aplicativo disponível no Google Play ou na Apple Store.

• Depois de baixar, clique em “Entrar com gov.br” e, depois, digite o seu CPF e senha. Se você ainda não tiver conta no gov.br, clique em “Crie sua conta”. Aparecerão algumas opções de cadastro para você escolher, siga as instruções do aplicativo e faça o seu cadastro.

• O aplicativo CDT mostrará algumas opções de tipos de documentos. Clique em “Habilitação” e, em seguida, em "Toque para baixar sua CNH".

• Aviso importante: você só vai conseguir baixar se a sua CNH impressa tiver o QR code no verso (tiver sido emitida a partir de maio de 2017). Se a sua CNH não tem o QR Code, solicite uma segunda via do documento. Veja como solicitar aqui.

• A próxima tela pede o número de registro e o código de segurança da sua CNH. O número do registro é o número da sua CNH e o código de segurança é o número pequeno que fica no canto inferior da sua CNH.

• Clique em "Baixar CNH digital", cadastre uma chave de acesso. Sua CNH digital já vai aparecer para você e vai ficar salva no aplicativo.

• Se for a primeira vez que usa o aplicativo CDT para baixar um documento digital, você precisará cadastrar uma chave de acesso, que é como uma senha de 4 dígitos que ficará cadastrada no seu aplicativo para qualquer uso futuro.

• Já o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) é digitalizado automaticamente no momento da renovação do licenciamento do carro. Se o motorista quiser, ele pode imprimir o documento, mas não é mais obrigatório, desde que ele o tenha no celular.


Fonte: Blog Bahia  /  R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário