Secretaria de Saúde de São Desidério realiza ações do Outubro RosaBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


26 de out. de 2022

Secretaria de Saúde de São Desidério realiza ações do Outubro Rosa

 

Para lembrar o mês de prevenção ao câncer de mama, a Secretaria de Saúde de São Desidério (Sesasd), por meio das Unidades de Saúde da Atenção Básica, realizam ações referentes ao Outubro Rosa no município. São palestras e atividades de sensibilização voltadas às temáticas de prevenção ao câncer de mama e do cólo uterino. Na manhã desta quarta-feira (26), foi a vez da Unidade de Saúde da Família Otacílio Jesuíno de Oliveira, na sede, realizar o evento.

O objetivo é sensibilizar ao público atendido de cada unidade de saúde, da sede e zona rural, sobre como prevenir, identificar os sintomas da doença e tratamentos recomendados. Até o momento, as atividades de sensibilização já foram realizadas nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) das regiões de Ilha de Vítor,Campo Grande, Roda Velha e de Ponte de Mateus.

O momento foi de orientação e bate-papo com as mulheres, conduzido pela enfermeira Elaine e o médico clínico geral Diego, que explicaram aspectos, a exemplo da anatomia da mama feminina, a importância do autoexame e fizeram um apanhado sobre o câncer de mama e de cólo uterino.

Dirlane Almeida (29), soube da palestra por meio da mãe Adolfina Almeida. “Achei interessante a ideia e vim participar pela primeira vez, para ficar mais informada sobre a doença. São orientações muito importantes e a gente precisa estar sempre atenta”, relatou a moradora da sede.

Após a palestra as participantes degustaram um delicioso café da manhã e puderam também sanar dúvidas. Na oportunidade foram feitos alguns agendamentos para exame de mamografia. Além do agendamento, também foram ofertados testes rápidos para hepatites B e C, sífilis e HIV.

Em São Desidério, atualmente, 25 mulheres foram diagnosticadas e estão em tratamento contra o câncer de mama. “A Atenção Básica trabalha no intuito de prevenção de doenças, e necessita realizar esses momentos dentro do mês de outubro para sensibilizar as mulheres, enfatizando a prevenção a um câncer que mais mata mulheres no mundo”, destacou a coordenadora da Atenção Básica do município, Danielli Manheze, que ainda acrescenta. “Durante essas palestras, também são feitas busca ativa a pacientes que fizeram a mamografia há dois anos ou mais, ou que nunca fizeram, com o objetivo de evitar a evolução da doença”, complementa Danielli.


Fonte: Blog Bahia  / Ascom SD

Nenhum comentário:

Postar um comentário