Senador protocola pedido de abertura de CPI para investigar institutos de pesquisas eleitoraisBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


4 de out. de 2022

Senador protocola pedido de abertura de CPI para investigar institutos de pesquisas eleitorais

 

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) protocolou nesta segunda-feira (3) um requerimento de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar os institutos de pesquisas eleitorais.

De acordo com o parlamentar, é necessário apurar “os sistemas de realização de pesquisas eleitorais de intenção de voto pelas principais empresas e institutos do país”.

Conforme tem noticiado o Conexão Política, as eleições deste ano foram marcadas por uma série de erros dos institutos de pesquisa. Um dos principais candidatos a ter um resultado divergente do que era apontado pelos levantamentos foi o presidente Jair Bolsonaro (PL), que obteve saldo superior ao que estava sendo projetado e constantemente difundido em veículos de comunicação.

Ainda segundo Do Val, a CPI terá condições de “aferir as causas das expressivas discrepâncias entre as referências prognósticas, principalmente de curtíssimo prazo, e os resultados apurados”.

Para sair do papel e se tornar realidade, o regimento do Senado prevê que o requerimento de abertura da Comissão necessita de, no mínimo, 27 senadores assinando a iniciativa — um terço dos 81 que compõem a Casa. Além disso, o texto deve apontar o fato a ser apurado, o número de integrantes, o prazo de duração e o quando será gasto para a realização das atividades.


Fonte: Blog Bahia  /  Conexão Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário