Setembro Amarelo: Pedal pela Vida reúne cliclistas e alerta sobre a prevenção ao suicídio, em BarreirasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


1 de out. de 2022

Setembro Amarelo: Pedal pela Vida reúne cliclistas e alerta sobre a prevenção ao suicídio, em Barreiras

Cerca de 80 pessoas acordaram cedo nesta sexta-feira (30) para ajudar a mostrar que o esporte pode ser um instrumento de alerta para a prevenção e promoção da saúde mental. O movimento Pedal pela Vida, realizado pela Prefeitura de Barreiras através das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, contou com a parceria da Universidade Federal do Oeste (UFOB), Centro Universitário São Francisco de Barreiras (Unifasb/Uninassau) e grupos de pedal de amigos.

A iniciativa fecha as atividades do Setembro Amarelo, que durante todo o mês teve uma ação intersetorial, percorrendo escolas municipais e instituições de ensino, levando mensagens de conscientização e ajuda e, também, a adoção de práticas rotineiras de hábitos saudáveis – pedalar, ouvir música, falar sobre sentimentos, por exemplo – como antídotos naturais contra as causas do ato de tirar a própria vida.

O secretário de saúde de Barreiras, Melchisedec Neves, parabenizou a entusiasta da causa, a coordenadora municipal da saúde mental, Denny Samper, que vestiu a camisa da ação e acompanhou o percurso da Câmara de Vereadores até a UFOB, com as equipes dos Centros de Referência a Assistência Social – CRAS, CAPS AD, CAPS II, que contaram com apoio dos agentes de trânsito da Cootrans.

“Parabenizo a coordenação de saúde mental, os profissionais de saúde e a equipe intersetorial, que se empenharam no Setembro Amarelo assumindo o compromisso de abordar nossos jovens, como forma de prevenir a depressão, o isolamento e a solidão, trocando isso tudo por companheirismo, motivação e alegria de viver. Essa é nossa meta, levar uma saúde humanizada, inovadora e que também transforma vidas”, afirmou o secretário.

Ciclistas experientes e novatos se misturaram no Pedal pela Vida, que reuniu ainda os vereadores Rider Castro e Valdimiro José. A coordenadora da saúde mental ressaltou a importância de envolver toda a sociedade. “Essa luta pela prevenção e promoção a vida é permanente, e continuaremos durante todo ano com ações, para incentivar a valorização da vida. Só temos que agradecer o carinho dos estudantes, o apoio dos profissionais que nos acompanharam e principalmente, as pessoas que conseguimos abraçar e levar a mensagem” finalizou Denny Samper. 


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário