Furto de energia: Neoenergia Coelba recupera, em Barreiras, energia suficiente para abastecer 50 mil residências por um mêsBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


17 de nov. de 2022

Furto de energia: Neoenergia Coelba recupera, em Barreiras, energia suficiente para abastecer 50 mil residências por um mês

 

Ações de prevenção e combate a desvios de energia realizadas pela Neoenergia Coelba em Barreiras levaram à recuperação de seis milhões de quilowatts-hora (kWh), entre janeiro e setembro de 2022. O montante de energia é suficiente para abastecer 50 mil residências por um mês ou todo o município de Ibotirama por 45 dias. Só no último trimestre, foram mais de 4,7 milhões de kWh recuperados. Para alcançar esses resultados, foram realizadas ações de inspeções e regularização de clientes, com o uso de soluções inovadoras e tecnologia de redes inteligentes e modelos preditivos da concessionária - que aumenta a assertividade na identificação de situações irregulares.

A Neoenergia Coelba identificou desvios de energia em todos os tipos de unidades consumidoras: residenciais, comerciais, indústrias, fazendas, dentre outros. Além das verificações em campo, a empresa substituiu 1,3 mil medidores obsoletos e/ou com possíveis defeitos, uma das estratégias para prevenir erro na medição do consumo de energia elétrica.

Outra ação realizada pela Neoenergia Coelba é a regularização de unidades clandestinas, ou seja, a instalação de medidores de energia para consumidores que ainda não têm o equipamento e, portanto, estão irregulares. A solicitação pode ser feita às concessionárias e a ligação é realizada de forma gratuita.

“O investimento contínuo em tecnologias e intensificação das operações fazem com que os números do combate ao furto de energia evoluam a cada ano. A energia recuperada nos primeiros nove meses de 2022 na Bahia, por exemplo, foi 15% superior ao mesmo período do ano passado. Seguiremos atuando de forma contundente para que a prática ilegal seja inibida”, afirma Rodrigo Almeida, gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba.

CRIME E DENÚNCIA

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Além disso, os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por isso, a Neoenergia Coelba reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas de forma anônima pelas Centrais de Relacionamento, como o teleatendimento 116, ou o site www.neoenergiacoelba.com.br.


Fonte: Blog Bahia  / Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário