Luís Eduardo Magalhães: Prefeito cumpre compromisso e entrega aterro sanitário no prazoBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


16 de nov. de 2022

Luís Eduardo Magalhães: Prefeito cumpre compromisso e entrega aterro sanitário no prazo

 

Hoje, dia 15 de novembro, o prefeito Junior Marabá cumpriu mais um dos seus compromissos de campanha; desativou o funcionamento do lixão da cidade e entregou o Aterro Sanitário para o município. A construção do tão sonhado aterro sanitário de Luís Eduardo Magalhães foi entregue e já entrou em funcionamento a partir de hoje e fica localizada a 17 km do centro do município.

A Central de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que recebe um investimento de aproximadamente R$14 milhões, tem a sua área totalmente cercada e é composta por uma bacia de chorume, três estações de secagem e uma célula principal com revestimento para receber os resíduos. A construção da estrada de acesso, ainda em andamento, receberá um investimento de mais R$11 milhões.

A Central conta também com um prédio administrativo e uma guarita de fiscalização. Ainda fazem parte da Unidade, galpões de triagem de material reciclável e os pátios para destinação de entulhos de materiais de construção civil e de matéria orgânica, como as podas de árvores.

“Luís Eduardo Magalhães produz em média 100 toneladas de lixo por dia. E até o dia de hoje estes resíduos eram encaminhados para um lixão, localizado no bairro Parque São José, afetando a paisagem urbana, o meio ambiente e a saúde dos moradores de oito bairros que ficam no seu entorno. Uma vergonha administrativa, que perdurou por 20 anos, acaba hoje”, disse o prefeito Junior Marabá.

“Estamos entregando para a população, neste dia 15 de novembro, uma obra que me comprometi concluir em dois anos, após a eleição. Não menti prometendo ‘tirar’ o lixão em três meses, pois sabíamos que isso era impossível. Com o início da operação do aterro sanitário, o lixão não receberá mais nenhum tipo de resíduo e toda a sua área será recuperada, através de um PRAD – Plano de Recuperação de área Degradada, que já está sendo licitado”, concluiu o prefeito Junior. 

Além da construção da central de resíduos e a recuperação da área do lixão, a estrada que dará acesso ao aterro será pavimentada, garantindo o acesso e trafegabilidade dos caminhões. A Prefeitura também vai instalar eco pontos por toda a cidade, para facilitar a separação e descarte de material reciclável.

E para garantir que a população não descarte sobras de materiais de construção civil na área do lixão, e nem em outras áreas da cidade, a Secretaria de Segurança, em parceria com a Secretaria de Sustentabilidade, criou o Grupamento de Proteção Ambiental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário