Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Promotoria Regional Ambiental faz a soltura de 20 mil alevinos no Rio Grande, em BarreirasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


26 de nov. de 2022

Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Promotoria Regional Ambiental faz a soltura de 20 mil alevinos no Rio Grande, em Barreiras

  

Um peixamento com 20 mil alevinos foi realizado em Barreiras na manhã desta quinta-feira,24, no espaço Flor e Ser, às margens do Rio Grande. A ação foi realizada pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que lançou alevinos das espécies nativas curimatã e piau, beneficiando a Bacia Hidrográfica do Rio Grande na recomposição da sua ictiofauna, preservação de espécies ameaçadas e na manutenção dos estoques pesqueiros dos rios.

Esse já é o terceiro repovoamento este ano, sendo resultado de uma ação de compensação por danos ambientais aplicada a um empreendimento privado instalado no município, realizada pelo Ministério Público da Bahia- MP BA, por meio da Promotoria Regional Ambiental (PJRA). O secretário de meio ambiente Demósthenes Júnior, a subsecretária Marisa Costa, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Roberto Carvalho, o coordenador Ambiental Ronaldo Ursulino, o diretor de Fiscalização Judson Almeida e equipe técnica acompanharam a soltura.

“Hoje colocamos mais 20 mil curimatãs e piaus nas águas do Rio Grande. Esse repovoamento da fauna aquática vai contribuir com o período de defeso na Bacia Hidrográfica, e é uma ação importante para a manutenção e o aumento dos estoques pesqueiros, atingindo diretamente a melhoria na alimentação das famílias ribeirinhas, o fortalecimento econômico dos pescadores e também da promoção da educação ambiental”, disse a subsecretária Marisa Costa.

O secretário de Meio Ambiente Demósthenes Júnior, destacou a parceria com o Ministério Público. “O sucesso da conservação e restauração dos nossos rios é oriundo de diversas ações conjuntas, como o plantio e a conservação de matas ciliares ao longo de rios, a recuperação de nascentes, o controle do lançamento de poluentes na bacia hidrográfica, e a realização de educação ambiental e fiscalização. Os esforços da parceria com a Promotoria Regional Ambiental e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras, garantem o repovoamento e conservação da ictiofauna, trazendo inúmeros ganhos ambientais”, finaliza o secretário. 


Fonte: Blog Bahia  /  Dircom PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário