Colégio Municipal Padre Vieira ganha acervo histórico e inaugura Sala Memorial Profª Vanderléa Bispo dos SantosBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


1 de dez. de 2022

Colégio Municipal Padre Vieira ganha acervo histórico e inaugura Sala Memorial Profª Vanderléa Bispo dos Santos

  

Uma manhã de emoção, lembranças e reencontros marcou a inauguração da Sala Memorial Profª Vanderléa Bispo dos Santos, no Colégio Municipal Padre Vieira, nesta quarta-feira, 30. A Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer por meio da Gestão Escolar da instituição de ensino, preparou um café da manhã na recepção de abertura do acervo histórico escolar.

A diretora do Colégio Municipal Padre Vieira, Lúcia Valéria, recepcionou o vice-prefeito e secretário de Planejamento Emerson Cardoso, a secretária de Assistência Social e Trabalho, Dicíola Baqueiro, o presidente da Câmara de Vereadores, Otoniel Teixeira, os vereadores Alcione Rodrigues, Valdimiro José e Tetéia Chaves, o comandante da Guarda Civil Municipal, João Oliveira, os familiares da professora Vanderléa, os ex-diretores, professores aposentados, alunos e historiadores.

Muitos convidados dividiram suas recordações, relembrando as lutas e vitórias durante os mais de 70 anos de história do Colégio Padre Vieira. Fotos, quadros, ata de municipalização, troféus e artefatos antigos estão expostos na sala memorial Profª. Vanderléa Bispo dos Santos, que recebeu a homenagem, em mérito ao seu amor e empenho pela educação, deixando emocionadas sua mãe Isidoria, tia Maria José e familiares.

“Estamos dando o pontapé inicial em nosso acervo escolar, que contará o passado e o presente do Colégio Padre Vieira. É muito emocionante reunir todos esses amigos, que conviveram e sabem de todo legado da unidade escolar, e assim, juntos vamos aprimorar mais ainda o material exposto para nossa juventude. E essa homenagem a nossa querida professora Vanderléa nos deixa ainda mais sensibilizados, porque ela amava a profissão e merecia, sim, eternizar seu nome como educadora e agente de mudança na vida de estudantes”, destacou a diretora Lúcia Valéria.

Dona Isidoria, mãe da professora Vanderléia ladeada por familiares, inclusive o vereador Valdimiro, fez questão de agradecer a homenagem em memória da sua filha. “Um espaço com história, memórias, conquistas e amor pela educação, tudo que minha filha mais de dedicava, está nesse lugar. Só temos que agradecer, porque a lembrança dela continuará sempre viva”, disse.

O vice-prefeito Emerson Cardoso levou uma mensagem de sucesso para toda equipe do Colégio Padre Vieira. “Esse espaço tem muito a contar. São décadas e décadas de vivências, de formação de grandes profissionais que atuam até hoje em nosso município, e acima de tudo, uma resistência, pois é muito difícil colégios conseguirem resistir tantas décadas. E sabemos que tudo isso se deve, a força e coragem de professores que amam o que fazem. Compartilhei com todas essas histórias fascinantes, que não podem ser apagadas, então esse acervo será mais uma prova de amor ao Colégio Padre Vieira. Parabéns a todos os envolvidos, gestão escolar e a família da professora Vanderléa”, finalizou.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário