Final de semana tem previsão de céu nublado e chuvas; Inmet emite alerta de alagamentos em 24 cidadesBlog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano


03/12/2022

Final de semana tem previsão de céu nublado e chuvas; Inmet emite alerta de alagamentos em 24 cidades

  

Depois de uma semana marcada por chuvas intensas em Salvador e em cidades do interior, a previsão do tempo para o final de semana é de céu nublado com possibilidade de chuvas entre o sábado (3) e o domingo (4). Para 24 cidades, foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o alerta de “grandes alagamentos e transbordamentos de rios".

Na capital, o Inmet prevê que, no sábado, a temperatura oscile entre 23°C e 29°C, com pancadas de chuvas isoladas. No domingo, a temperatura varia de 23°C a 29°C.

A Defesa Civil (Codesal) informou que há risco de deslizamentos de terra devido aos acumulados de chuvas dos últimos dias.

Alerta vermelho no interior

O Inmet emitiu alertas vermelhos de risco de chuva superior a 100 mm por dia em 24 cidades do interior do estado, com possibilidade de “grandes alagamentos e transbordamentos de rios, e grandes deslizamentos de encostas”.

O instituto recomenda desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia, observar alteração nas encostas e permanecer em local abrigado. "Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos", diz o alerta.

Cidades com alerta de risco de chuva

Alcobaça
Belmonte
Canavieiras
Caravelas
Eunápolis
Guaratinga
Ibirapuã
Itabela
Itagimirim
Itamaraju
Itanhém
Itapebi
Itarantim
Jucuruçu
Lajedão
Mascote
Medeiros
Mucuri
Nova Viçosa
Porto Seguro
Prado
Santa Cruz Cabrália
Teixeira de Freitas
Vereda


Alerta amarelo

A previsão é de chuva entre 30 mm/h a 60 mm/h ou 50 mm/dia e 100 mm/dia em 13 cidades da Bahia. Também há possibilidade de ventos intensos (60 km/h a 100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Cidades com alerta de risco de chuva

Angical
Barreiras
Barra
Buritirama
Catolândia
Cotegipe
Formosa do Rio Preto
Luís Eduardo Magalhães
Mansidão
Pilão Arcado
Riachão das Neves
Santa Rita de Cássia
São Desidério


Fonte: Blog Bahia / G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário