Barreiras: Coordenação de Praças e Jardins leva manutenção e cuidado aos espaços públicos na cidade e zona ruralBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


20 de jan. de 2023

Barreiras: Coordenação de Praças e Jardins leva manutenção e cuidado aos espaços públicos na cidade e zona rural

 

O cuidado com a manutenção de espaços públicos norteia o cronograma de ações realizadas pela Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte, tanto na sede quanto nas diversas localidades da zona rural de Barreiras. Dentre as manutenções oferecidas aos munícipes junto aos logradouros públicos como ruas, praças, cemitérios, unidades de saúde e escolas, estão as podas e retiradas de árvores caídas, mortas ou que oferecem riscos a imóveis e a população.

Com uma agenda ininterrupta, as equipes se revezam realizando podas, repodas e retiradas de galhadas e árvores secas, priorizando a segurança dos cidadãos, principalmente em pontos como esquinas e cruzamentos, onde árvores com galhos salientes podem dificultar a visibilidade dos motoristas, e, consequentemente, causar acidentes. Em 2022, 22.837 árvores foram podadas e 64 que estavam caídas, retiradas de ruas e outros pontos. Somente no mês de dezembro, com a intensificação das chuvas, os profissionais da secretaria retiraram 14 árvores caídas. Durante o ano também foi realizada a remoção de 48 árvores mortas.

Atualmente as manutenções se estenderam a podas em praças na Vila Rica; Praça Marechal Deodoro, com retirada de galhas caídas de uma Paineira (Barriguda); limpeza e roçagem, na Praça da Assembleia de Deus na Vila Amorim e Posto de Saúde Antônia Zélia, no mesmo bairro, repoda em árvores da Av. ACM, e na zona rural, a equipe de podas realizou trabalhos no Posto de Saúde do Bezerro. De acordo com o coordenador de Praças e Jardins, Genivaldo Laurindo, estas são ações já previstas, porém, quando há necessidade de intervenções solicitadas pelos moradores, os interessados precisam se dirigir à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

“Realizamos a poda de aproximadamente 500 árvores todos os meses, no entanto, quando há contato de galhos com a fiação elétrica, neste caso, a Coelba se encarrega de executar o serviço. Vale destacar que toda poda precisa ter autorização da Secretaria de Meio Ambiente e nenhuma árvore, principalmente as com maior tempo de vida, podem ser retiradas sem este consentimento. Sempre que um morador necessitar destes serviços precisa, primeiramente, se reportar àquela Secretaria, e uma vez autorizado o morador deve contatar alguém que tenha conhecimentos e equipamentos adequados para realizar a poda ou supressão da árvore. Nos casos que se enquadram dentro da responsabilidade pública, nossas equipes mediante autorização da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, incluem na agenda de trabalho para realizar a intervenção” ressalta a subsecretária de Infraestrutura, Luzeni Santos.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário