Em Barreiras, Centro de Atendimento Psicossocial realiza atividades em alusão ao Janeiro BrancoBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


28 de jan. de 2023

Em Barreiras, Centro de Atendimento Psicossocial realiza atividades em alusão ao Janeiro Branco

 

Em alusão ao Janeiro Branco, nesta sexta-feira (27), a coordenação de Saúde Mental de Barreiras realizou atividades com abordagens dos principais objetivos da temática com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD) e CAPS II Saúde Mental.

No primeiro momento, as questões da saúde mental e emocional foram discutidas em rodas de conversas com mediações das psicólogas Alessandra Reis e Diandra Moreira. O músicoterapeuta Marco Antônio também trouxe alegria ao ambiente com as músicas já conhecidas de todos os usuários, transformando o espaço acolhedor e dinâmico. Atualmente, estão cadastrados 560 pacientes no CAPS II que atende pessoas com transtornos graves e persistentes e 414 pessoas no CAPS AD.

Conforme a coordenadora de Saúde Mental, o tema em 2023 foi “A vida pede equilíbrio”. Esse diálogo já é trabalhado ao longo de todo ano nas unidades. “Trabalhamos com esses públicos específicos a temática saúde mental o ano inteiro, mas, potencializamos neste mês a temática do Janeiro Branco para que esses pacientes venham entender a sua importância dentro do seu próprio contexto”, pontuou Deny Samper.

Com participação especial, esse ano a equipe do “Método Supera” também participou da Campanha Janeiro Branco trazendo as técnicas da ginástica cerebral. Através dos jogos nas atividades desenvolvidas pela equipe, os usuários do CAPS II e CAPS AD, aprenderam técnicas de concentração, raciocínio, memória, criatividade e a autoestima, reflexos de uma mente saudável.

Jogos como “hora do rusk”, “jogo da velha” e o “dobblye”, chamaram a atenção de todos que fizeram questão de participar em coletividade. De acordo com a professora psicopedagoga, Gabrielly Oliveira, as atividades do Supera para esse grupo buscou trabalhar as atividades cognitivas, socioemocionais   e éticas.

“O Supera trabalha com a ginástica cerebral.  Nós já nascemos com capacidade, todos nós temos essa capacidade de ler, caminhar, falar, e dentre outras. Assim, se essas habilidades não forem treinadas acabam limitando em alguns aspectos. Por isso, é importante e fundamental trabalhar com esse grupo treinos de habilidades socioemocionais porque fortalecem a socialização, interação, raciocínio, as falas entre grupos e ainda a empatia e a cooperação com o próximo”, destacou Gabrielly Oliveira.

Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora

A unidade do CAPS AD II funciona no bairro Vila Rica com oferta de atendimento e acompanhamento através de uma equipe multidisciplinar que reúne psicólogos, assistente social, técnico de enfermagem, educador físico, médico clínico, terapeuta ocupacional, professor de artes plásticas, professor de música, dentre outros profissionais. Já o CAPS II funciona atualmente no bairro Morada Nobre, de segunda à sexta-feira. Tem o atendimento voltado para adultos com transtornos mentais graves e persistentes (esquizofrenias, depressões graves, transtornos bipolar e outros), conta com profissionais na área da Assistência Social, Enfermaria, Educação Física, Médicos, Psicólogos, Professores e Terapeutas.



Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário