Em fase de conclusão, Prefeitura pede colaboração da população na realização do Censo Demográfico em apartamentos e outras localidades de BarreirasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


11 de jan. de 2023

Em fase de conclusão, Prefeitura pede colaboração da população na realização do Censo Demográfico em apartamentos e outras localidades de Barreiras

 

O Censo Demográfico é o levantamento de dados realizado a cada 10 anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  com essas informações, de extrema relevância para o país, que é possível, por exemplo, analisar detalhes sobre como vive a população, sua renda, raça e grupo familiar. Em Barreiras, 86% do censo foi finalizado, porém, nessa reta final os recenseadores estão encontrando dificuldades para concluir o recenseamento especialmente em apartamentos e prédios do município.

No total, são 125 recenseadores devidamente identificados com bonés, crachás e coletes que se revezam nas visitas às residências, aplicando questionários entre a população e coletando dados econômicos, demográficos e sociais. Nesta terça-feira (10), o prefeito da Capital do Oeste fez questão de receber o coordenador do Censo em Barreiras, João Marcos de Oliveira e a supervisora Ingrid Raiane Santos, e responder os questionamentos, fundamentais para o município.

“É muito importante receber os recenseadores, esses profissionais são responsáveis por percorrer residências e estabelecimentos no intuito de coletar estas informações tão importantes para o país e para o nosso município. É muito rápido, por isso, faço o apelo a todos os barreirenses que ainda não contribuíram com essa coleta de dados, para que recebam esses profissionais. É um procedimento necessário para todos nós, moradores de Barreiras, pois é essencial para auferir, entre outros, o índice do Repasse Constitucional para os Municípios (RPM), que no caso de Barreiras, atualmente é de 4.0. Vamos fazer a nossa parte e contribuir com as informações que são fundamentais para garantir as receitas de Barreiras nos próximos 10 anos”, pontuou Zito Barbosa.

Conforme o coordenador, os recenseadores realizam o Censo Demográfico na cidade e na zona rural e, dos 293 setores, ainda faltam concluir até o final deste mês 40, e a maior dificuldade é realizar a coleta de dados em prédios e apartamentos. “Estamos na reta final do recenseamento em Barreiras, hoje o prefeito desse município recebeu a equipe e contribuiu na coleta de dados e assim, pedimos a todos que ainda não receberam os agentes do IBGE que façam também a sua parte. Estamos no último mês de coleta e precisamos fazer a cobertura completa no município, é importante os moradores receberem os recenseadores, todos estão devidamente trajados, e a população tem três opções para responder: presencialmente, por telefone ou pela internet. Estamos recebendo, desde o início, todo o apoio da Prefeitura, essa é uma oportunidade de retratar a realidade do município”, destacou João Marcos.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário