Fundesis realiza duas inaugurações em Formosa do Rio PretoBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


24 de jan. de 2023

Fundesis realiza duas inaugurações em Formosa do Rio Preto

 

No dia 17 de janeiro, a diretoria da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), esteve no município de Formosa do Rio Preto, para inaugurar dois novos projetos importantes para as atividades sociais e econômicas da localidade. As entregas são realizadas, por meio, do investimento do produtor rural no Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis).

A primeira, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Formosa do Rio Preto (APAE), que pela segunda vez foi contemplada. Com o recurso, a Associação finalmente conseguiu construir a sede própria. Que atualmente atende, em torno de 139 famílias de pessoas com deficiências diversas, sendo autistas, down, paraplégicos, auditivos, visuais, entre outras síndromes. “Agora podemos atender muitas famílias que hoje fazem parte do nosso dia a dia. Só temos gratidão pela parceria dos produtores rurais, Banco do Nordeste e Fundesis. Sem vocês, esse sonho não seria possível”, declara o presidente da APAE de Formosa, Cláudio dos Santos.

A outra instituição contemplada é a Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Localidade de Sucuriú e Vale do Rio Preto, em Formosa do Rio Preto. Há vários anos que a comunidade faz parte do Projeto de Transferência de Tecnologia da Aiba, que conta com o apoio técnico na produção de alimentos. E por meio dos recursos do Fundesis, a aquisição de implementos agrícolas, sendo uma plantadeira e um pulverizador, se tornou possível. Com isso, a produção aumentou significativamente, onde antes colhiam 25 sacas de milho, hoje ampliou-se para 125 sacas. Dessa forma, cerca de 180 famílias são contempladas na localidade e regiões circunvizinhas, através do uso coletivo dos equipamentos. O presidente da Associação, Alberto Ferreira, conta que o “grande desafio era procurar desenvolver a nossa comunidade, mas que agora eles irão conseguir”.

O presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi, ressaltou a abrangência do Fundesis no oeste baiano. “Ficamos assim maravilhados com aquilo que nós viemos a conhecer. A magnitude do Fundesis é algo que transcende as nossas expectativas. Vê a sede da APAE e ouvir os relatos dos produtores, enche meu coração de alegria”, finaliza.



Fonte: Blog Bahia  / Ascom Aiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário