PRF recupera em Barreiras VW Polo roubado em BrasíliaBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


13 de jan. de 2023

PRF recupera em Barreiras VW Polo roubado em Brasília

 

Em 2022, a quantidade de veículos com ocorrência de furto, roubo, adulterados e clonados que foram recuperados pela PRF na Bahia chegou a expressiva marca de 842 unidades.

Um automóvel VW/Polo com ocorrência de roubo registrada em julho 2022, foi recuperado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no final da tarde desta quinta-feira (12), em Barreiras (BA).

Equipe da PRF realizava fiscalização de combate a criminalidade no Km 183 da BR 135, quando abordou o Polo com 03 ocupantes. Motorista e passageiros retornavam de uma viagem do estado de Pernambuco e seguiam com destino a Brasília (DF).

Durante a fiscalização no veículo, foram encontradas indícios de adulterações nos elementos identificadores, o que levou a equipe a aprofundar a verificação no carro. Com técnicas de análise criminal em fraude veicular, os PRFs perceberam elementos que indicavam outro veículo, da mesma marca e modelo, porém com placas diferentes. Essa modalidade de troca de placas é utilizada para tentar ‘burlar’ fiscalizações da polícia.

Após consulta ao sistema de dados, os PRFs descobriram se tratar na realidade de um veículo roubado em julho/2022, em Brasília (DF).

Questionado, um dos passageiros informou que comprou o automóvel há cerca de 4 meses em uma feira na cidade de Ceilândia (DF). Disse ainda que pagou R$ 58 mil pelo bem.

Configurado os crimes de receptação e de adulteração de veículo automotor, a ocorrência e os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Barreiras (BA), para formalização dos procedimentos da lavratura do flagrante.

Como ocorre o crime de adulteração

Na adulteração, os criminosos trocam a identificação do veículo e seus documentos para que pareça ser um veículo regular. Neste momento o veículo recebe placas de outro veículo idêntico e o proprietário desse veículo, que se encontra em situação regular, torna-se a segunda vítima dos criminosos pois passa, muitas vezes, a receber multas de trânsito por infrações relacionadas ao veículo clonado.


Fonte: Blog Bahia  / PRF BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário