Barreiras Folia 2023 mantem a marca do melhor e mais seguro carnaval do interior da BahiaBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


24 de fev. de 2023

Barreiras Folia 2023 mantem a marca do melhor e mais seguro carnaval do interior da Bahia

 

Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, Barreiras realizou o maior carnaval da história. Aguardada com expectativa pelo público e pela organização, a festa atraiu mais de 500 mil foliões que se divertiram nos circuitos Zé de Hermes e Aguinaldo Pereira. Garantir que o barreirense e o visitante brincassem com tranquilidade foi uma das maiores preocupações da gestão municipal. Os trabalhos coordenados pela Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito em parceria com as demais forças de segurança, contou com um planejamento antecipado o que garantiu que o Barreiras Folia 2023, além de ser o melhor de todos, foi, comprovadamente, o mais seguro, registrando uma quantidade mínima de ocorrências.

Como forma de desenvolver um trabalho organizado com foco na predominância da paz nos dois circuitos, a Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito escalou todo o quadro da Guarda Civil Municipal, composto por 320 homens para atuar nos dias de carnaval, sendo 64 profissionais por noite: 06 no apoio ao circuito Zé de Hermes, 42 no circuito Aguinaldo Pereira e 16 distribuídos no trânsito, esses sob a responsabilidade da Coordenação Municipal de Trânsito (Cootrans).

A Guarda Civil também disponibilizou pontos elevados para a corporação ter maior visibilidade e garantir mais segurança para quem brincava o carnaval. Outro fator importante para o balanço positivo do Barreiras Folia 2023 diz respeito à segurança privada, também coordenada pela Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito. Num circuito fechado, a revista com detector de metal nas entradas evitava o acesso do folião com qualquer tipo de arma.

Durante os cinco dias da festa, a parceria entre as forças de segurança foi constante. A Polícia Militar abordou de sexta-feira, (17) até terça-feira, (21), 2.946 pessoas; foram feitas 14 conduções para a delegacia de Polícia Civil montada no circuito Aguinaldo Pereira; registrou cinco ocorrências de menor porte; dois flagrantes, sendo a identificação de uma mulher com mandado de prisão em aberto, e duas pessoas foram presas por usarem cédulas falsas; uma arma de fogo foi apreendida e houve o registro de um furto e um roubo.

No total, a Polícia Militar trabalhou com 988 homens, 128 patrulhas e um esquema de videomonitoramento que possibilitou mais eficiência na segurança. Já a Polícia Civil montou um esquema com dois delegados de plantão todos os dias, dois escrivães e seis agentes, contribuindo para que os números de ocorrências do Barreiras Folia 2023 fossem os menores dos últimos tempos. Destaca-se também a presença do Corpo de Bombeiros no período da festa. A sistematização no desenvolvimento das ações possibilitou que, juntas, as forças de segurança alcançassem sucesso na proteção do folião.

“Estamos muito felizes com o balanço positivo do carnaval. Empenhamos bastante para que tudo transcorresse em paz. Trabalhamos em média com três mil pessoas envolvidas diretamente na segurança do evento. Agradeço imensamente às polícias Militar e Civil, aos guardas municipais, aos agentes da Cootrans, bombeiros civis e militares pela parceria, pelo comprometimento com a nossa população. Graças a Deus fechamos esta grandiosa festa com chave de ouro. O Barreiras Folia superou todas as expectativas da gestão com mais de meio milhão de pessoas passando pelos circuitos nesses dias”, disse o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio.



Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário