Em Barreiras, Secretaria de Saúde promove campanha de conscientização e prevenção contra a hanseníaseBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


1 de fev. de 2023

Em Barreiras, Secretaria de Saúde promove campanha de conscientização e prevenção contra a hanseníase

Nesta terça-feira (31), Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, a Secretaria de Saúde de Barreiras através do Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida, chamou a atenção de pacientes e de toda população para a temática no município com o Dia da Mancha, seguindo as diretrizes do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora.

A campanha nacional de combate à hanseníase, realizada em sintonia com o Janeiro Roxo, teve como principal objetivo diagnosticar novos casos da doença no município, aproximar a população das práticas de promoção da saúde e realizar um diagnóstico precoce da doença. Na ação foram oferecidos os serviços de consulta com o dermatologista, atendimento de enfermagem, triagem das manchas, exames histopatológicos das manchas, testes rápidos de hepatites, sífilis e HIV, realizados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

A hanseníase é uma doença infecciosa contagiosa. Apesar de ser uma doença de pele é transmitida através de gotículas que saem do nariz ou através da saliva do paciente não tratado. Em 2022, mais de 200 pacientes de Barreiras e região fizeram acompanhamento em tratamento avançado. Agora em janeiro de 2023, 97 pacientes fazem tratamento e acompanhamento médico no Leonídia Ayres através do Programa de Hanseníase.

Conforme o coordenador do Centro de Especialidade, o Dia da Mancha reuniu mais de 80 pessoas que participaram do momento de interação com a parceria do musicoterapeuta do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), Marco Antônio; coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VIEP), Doracir Madalena e, demais equipes; coordenadora do CTA, Ana Paula Miranda; e ainda, coordenação da Atenção Primária do município.

“O Programa de Hanseníase faz parte da política pública de combate e prevenção. Esse Dia da Mancha foi intencional para fazer o alerta a toda população. Realizamos palestras informativas, triagem para essa doença e de outras através dos testes rápidos. Hanseníase tem cura, é um tratamento acessível, 100% oferecido pelo SUS, e aqui no Leonídia Ayres temos uma equipe especial que atende diariamente pacientes acometidos por esta doença. Agradecemos a colaboração de todos nesta ação”, destacou Alessandro Meneses.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário