Hospital do Oeste eterniza laços entre mães e filhos com Projeto Árvore da VidaBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


28 de fev. de 2023

Hospital do Oeste eterniza laços entre mães e filhos com Projeto Árvore da Vida

 

O nascimento do bebê é o momento mais esperado por uma mãe. Mas o elo criado durante a gestação é tão especial, que o Hospital do Oeste (HO), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), passou a oferecer às parturientes uma experiência única para eternizar este instante tão significativo em suas vidas. Através do projeto “Árvore da vida”, no momento da alta hospitalar, as mamães acolhidas no Centro de Parto Normal (CPN) ganham uma pintura, uma espécie de carimbo da placenta da genitora, feita com tinta corante sobre papel. Um presente para a família do bebê, que pode guardar a memória do exato momento em que nasce um laço tão importante, como a relação entre mãe e filho.

A coordenadora do CPN, Patrícia Aragão, explica o formato do projeto: “Após o parto, o órgão é higienizado e, de repente, surge uma obra de arte. A placenta é colorida e depois timbrada em uma folha de papel. Depois de tudo pronto, a imagem é entregue para a família junto com as informações do nascimento do bebê”. A mamãe, Laurene dos Santos, que teve sua primeira filha no Hospital do Oeste, ficou encantada com essa forma inusitada de guardar uma recordação de uma das fases mais importantes de sua vida: “Fiquei surpresa quando recebi o presente. Não sabia que aqui faziam esse trabalho com tamanha sensibilidade e vou guardar com muito carinho”.

Árvore da vida – Como uma árvore que gera frutos e nutre vidas, a placenta, que já nos primeiros instantes de uma gestação torna-se o órgão responsável pela comunicação entre a mãe e o feto, passa a ser a facilitadora na troca de nutrientes que protegem e sustentam a gravidez. Nesse processo, vai filtrando o sangue da gestante para eliminar tudo o que é nocivo ao ser que está sendo gestado. Numa analogia à perpetuação da vida, a imagem sugerida no desenvolvimento deste ciclo vital sugere a interpretação da placenta como a “árvore da vida”, simbologia originada em um termo bíblico que traz a representação da árvore com seu tronco, que cresce em direção ao mundo, e de suas raízes, que têm a função de nutrir. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário