9ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em São DesidérioBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


24 de mar. de 2023

9ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em São Desidério

 

Foi aberta na noite desta quinta-feira (23), no Centro Cultural em São Desidério, a 9ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema ‘Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia: amanhã vai ser outro dia’, a programação segue até a manhã desta sexta-feira (24), organizada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), e a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesasd).

O coral infantil municipal e a Filarmônica Maestro Heliodoro Ribeiro abrilhantaram a abertura da conferência. “Um momento para discutir e consolidar as propostas de saúde, à nível estadual e posteriormente nacional, por isso a importância desse espaço de participação popular para reafirmar a saúde como direito resguardado por lei”, destacou o secretário da Sesasd, Adrianno José.

O prefeito Zé Carlos, a representante do CMS, Reginita César, o secretário executivo do Conselho Estadual de Saúde, Arão Capinam, a conselheira estadual de saúde, Maria Helena Cecília, o presidente da Câmara, Gerson de Carvalho prestigiaram o evento que também contou com a presença de secretários de governo, vereadores, conselheiros, servidores da saúde e população em geral. É uma alegria estar aqui participando desse espaço democrático e de reflexão da saúde para o fortalecimento do Sus”, mencionou o secretário executivo do Conselho Estadual de Saúde, Arão Capinam.

Um vídeo institucional destacou as últimas ações desenvolvidas na área da saúde e os presentes ainda assistiram a palestra sobre a temática da conferência ministrada pelo psicólogo, especialista em saúde pública e professor da Ufob, Bruno Klecius.

“Colocamos a saúde como prioridade do nosso governo. O SUS é uma obrigação, é um dever da gestão pública oferecer esse direito à população. Nós temos investido muito nessa área em nosso município e não medimos esforços para oferecer uma saúde de excelência”, frisou o prefeito Zé Carlos.

Durante a manhã desta sexta-feira (24), a programação contempla a apresentação e discussão de eixos temáticos e de políticas públicas com formulação de propostas, além da escolha de oito delegados, quatro usuários, dois trabalhadores da saúde e dois gestores, que irão representar São Desidério na 11ª Conferência Estadual de Saúde, prevista para acontecer em Salvador entre os meses de abril e maio.


Fonte: Blog Bahia  /  Ascom SD

Nenhum comentário:

Postar um comentário