Barreiras: Secretaria de Saúde entrega nova remessa de carteiras de identificação do autistaBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


3 de mar. de 2023

Barreiras: Secretaria de Saúde entrega nova remessa de carteiras de identificação do autista

 

A segunda entrega das carteiras que dão às pessoas com transtorno do espectro autista prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em Barreiras, foi realizada nesta quinta-feira (2), no Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho (CER II). Um total de 53 carteiras foram confeccionadas, destas, 25 entregues às famílias que estiveram presentes no ato, as demais ficarão disponíveis e poderão ser retiradas na sede do CER II.

“Este documento assegura a melhoria do acesso aos serviços, e pode ser solicitado aqui no CER II, onde os pacientes encontrarão ainda todo o acolhimento e apoio necessário oferecido por uma equipe multiprofissional, que garantirá um atendimento humanizado e especializado, assim como, às famílias que possuem filhos com transtorno do espectro autista”, destacou a secretária de Saúde, Jamile Rodrigues que, juntamente com o secretário de Planejamento e vice-prefeito, Emerson Cardoso e os vereadores Valdimiro José, Tetéia Chaves e João Felipe, fez a entrega das carteiras.

O secretário de Planejamento e vice-prefeito reforçou a importância do documento no fortalecimento dos direitos dos pacientes e seus familiares. “Nosso desejo e nosso compromisso é que possamos oferecer todo apoio e respeito aos pacientes e às famílias. Esta carteirinha é uma ferramenta de cidadania e de acesso. Assim como ela, esta unidade que atende não apenas Barreiras, mas outros 35 municípios da região Oeste está à disposição para garantir o acesso aos serviços especializados e de excelência”, disse Emerson Cardoso.

A Associação dos Amigos dos Autistas de Barreiras e Região (AMA) esteve representada pela voluntária Val Yuan e por outras mães que participam da entidade, como Noelmence Dourado, mãe de Lucas (12 anos). “Estou super emocionada com a chegada desta carteirinha, porque meu filho entrou em crises várias vezes enquanto esperava em filas, para ser atendido.  Tenho esperança que agora seja tratado com mais respeito e não precise se isolar, que tenha uma vida digna em público”, desabafou a mãe, que só conseguiu um diagnóstico para o filho, após oito anos de busca.

Sobre a Carteira – A Carteira de Identificação é expedida em Barreiras pelo CER II, sem qualquer custo, por meio de requerimento devidamente preenchido e assinado pelo interessado ou representante legal, acompanhado de relatório médico e de outras documentações. Tem validade de cinco anos, renovável por igual período. A emissão foi instituída por meio da Lei Municipal nº 1.330, de 26 de fevereiro de 2019, sancionada pelo prefeito Zito Barbosa.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário