Mesmo com índices baixos, Centro de Controle de Zoonoses mantém ações de combate às arboviroses, em BarreirasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


15 de mar. de 2023

Mesmo com índices baixos, Centro de Controle de Zoonoses mantém ações de combate às arboviroses, em Barreiras

 

Em Barreiras o combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, as chamadas arboviroses, é ininterrupto. O Centro de Controle de Zoonoses mantém equipes em todos os bairros e na zona rural, com visitas aos domicílios, limpeza de terrenos baldios e orientação à população. Em 2022, o Município registrou o índice de infestação predial de 0,58%, o menor já alcançado e abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, de 1%.

Na última semana, em todos os bairros visitados pelos agentes de endemias os índices constatados reforçaram o êxito do trabalho realizado ao longo de todo o ano. “Percorremos quatro bairros e todos apresentaram números considerados satisfatórios. Na Conquista o índice foi de 0,23%, no Flamengo, 0,14%, Cidade Nova, 0,06%, Ribeirão, 0,19% e Vila dos Funcionários, 0,21%”, revela o coordenador do Zoonoses, Dorimar Almeida. Nesta terça-feira (14), o trabalho foi estendido também para o Buritis.

Outra ação desenvolvida pelos agentes é a de controle quando há casos confirmados da doença e o paciente procura uma unidade básica de saúde. Após a confirmação, a unidade de saúde notifica a Vigilância Epidemiológica que, então, elabora uma planilha com os dados dos pacientes e envia para o Zoonoses. A partir daí, as equipes visitam as casas e fazem uma pesquisa para verificar se há larvas vivas, e, posterior eliminação, nos casos positivos, com borrifação para eliminar ainda os mosquitos adultos.

Segundo o coordenador, para que as estratégias de controle das arboviroses sejam eficazes é fundamental a colaboração e participação das pessoas evitando acumular água parada e lixo. “Somente no ano passado foram recolhidos 12.800 pneus durante os mutirões realizados. Se a população fizer a sua parte, nosso trabalho de limpeza exigirá menos tempo, assim poderemos concentrar nossos esforços em outras ações, tudo isso fará com que os índices que já estão baixos, caiam ainda mais. Por isso, reforço esta parceria tão importante com os munícipes”, finaliza.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário